Monique Medeiros se entrega à polícia após STF determinar retomada da prisão

Mãe de Henry Borel se apresentou na 34ª DP (Bangu) nesta segunda (20), três dias após recurso da defesa ser rejeitado e mantida a prisão preventiva

20/04/2026 às 10:59 por Redação Plox

Monique Medeiros, mãe do menino Henry Borel e ré pelo homicídio do filho, ocorrido em 2021, se entregou à polícia do Rio de Janeiro nesta segunda-feira (20). Professora, ela se apresentou na 34ª Delegacia de Polícia (Bangu), três dias depois de o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinar a retomada da prisão.


Henry Borel Medeiros morreu na madrugada de 8 de março de 2021, no Rio. Segundo perícias, a criança morreu em decorrência de hemorragia interna e laceração hepática. Embora Monique e o padrasto, o ex-vereador Dr. Jairinho, tenham afirmado que o menino caiu da cama, peritos descartaram essa hipótese, e o Ministério Público sustenta que Henry foi vítima de agressões de Jairinho e que Monique foi omissa.


No sábado (18), Gilmar Mendes rejeitou um recurso apresentado pela defesa de Monique e manteve a ordem de prisão preventiva.

Monique Medeiros, mãe de Henry Borel.

Monique Medeiros, mãe de Henry Borel.

Foto: Divulgação / TJRJ.


Julgamento foi remarcado para maio

Em março, o julgamento de Monique e de seu ex, Jairo Souza Santos Júnior, o Jairinho, foi suspenso após a defesa dele abandonar o Tribunal do Júri. A juíza Elizabeth Machado Louro remarcou o júri para 25 de maio e determinou a soltura de Monique, ao avaliar que a manobra da defesa de Jairinho foi

uma interrupção indevida do recurso processual, em franco desrespeito à orientação advinda do STF

Henry, de 4 anos, morreu com sinais de agressão em um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste do Rio. Jairinho, que era vereador do Rio de Janeiro à época, e Monique foram presos desde abril de 2021, no mês seguinte à morte do menino. Ela chegou a deixar a cadeia após uma decisão da Justiça em 2022, mas voltou a ser encarcerada após decisão do STF, em 2023.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a