Gilmar Mendes apresenta notícia-crime contra Zema por vídeo com IA que satiriza ministros do STF

Ministro afirma que conteúdo ultrapassa a crítica e vilipendia a honra e a imagem do Supremo; representação foi encaminhada a Alexandre de Moraes

20/04/2026 às 18:05 por Redação Plox

Um vídeo publicado nas redes sociais pelo ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo), produzido com uso de inteligência artificial (IA), motivou o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a apresentar uma notícia-crime contra o pré-candidato à Presidência.

Vídeo de Zema irritou Gilmar

Vídeo de Zema irritou Gilmar

Foto: Reprodução/Vídeo Redes Sociais


Vídeo satiriza ministros e menciona decisão sobre quebra de sigilos

A peça mostra um fantoche do ministro Dias Toffoli pedindo a Gilmar que suspenda a quebra de seus sigilos, que havia sido ordenada pela CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Crime Organizado. No vídeo, o boneco que representa o decano atende ao pedido e, em seguida, solicita uma “cortesia” no resort Tayayá, do qual Toffoli era sócio.

A sátira se apoia no fato de que Gilmar Mendes efetivamente proferiu uma decisão anulando as quebras de sigilo da Maridt, empresa de Toffoli e dos irmãos do ministro, que recebeu aportes de um fundo de investimento ligado ao banqueiro Daniel Vorcaro. O conteúdo do vídeo, portanto, associa esse episódio a uma suposta troca de favores, em tom de humor.

Representação foi enviada a Moraes

Na representação encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, Gilmar Mendes afirmou que o vídeo ultrapassa a crítica e atinge a instituição e sua imagem pessoal.

vilipendia não apenas a honra e a imagem deste Supremo Tribunal Federal, como também da minha própria pessoaGilmar Mendes

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a