Timóteo reforça vacinação contra gripe com Dia ‘D’ Municipal

Secretaria de Saúde monta estratégias para ampliar a cobertura vacinal

Por Plox

20/05/2019 16h29 - Atualizado há quase 5 anos

A Secretaria de Saúde de Timóteo reforçará a vacinação contra gripe no próximo sábado, 25, com a realização do Dia ‘D’ Municipal. A intenção é alcançar a meta de cobertura vacinal de 90% da população alvo, estimada em 21.437 no município. Até o momento, foram imunizadas 72,53%. Os dados fazem parte do último balanço da Campanha de Vacinação realizado no dia 20 de maio.

“A vacinação contra influenza é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Considerados prioritárias, crianças e gestantes estão com cobertura baixa, respectivamente 53,95% e 55,51%, o que é um fator grave, pois nestes grupos é maior a suscetibilidade de desenvolvimento de complicações por causa da gripe”, relata Madalena Rodrigues de Almeida, coordenadora de Vigilância à Saúde, frisando que o Dia D Municipal é mais uma oportunidade para que crianças e gestantes sejam vacinadas e de se reduzir o risco de complicações.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

No sábado, oito Unidades Básicas de Saúde e dois postos volantes participaram da campanha de vacinação no horário de 8h às 17h. São eles: Macuco, Limoeiro, Timotinho, Ana Moura, Sede, João XXIII, Sede, Primavera, Praça do Coreto e Centro de Saúde João Otávio. Além do Dia ‘D’, a Secretaria de Saúde iniciou esta semana o trabalho de busca ativa através das Equipes de Saúde da Família. Como parte da estratégia de ampliação da cobertura, a vacinação será realizada também em algumas creches e escolas de educação infantil.

 ​(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Grupos
Conforme balanço da Secretaria de Saúde, foram imunizados: Crianças, 53,95%; Gestantes, 55,51%; Trabalhadores da Saúde, 74,56%; Puérperas, 104,05%; Idosos, 85,04%; Professores, 107,62%; Comorbidades, 61,52%. Também foram vacinadas as pessoas privadas de liberdade, funcionários do Sistema Prisional e policiais civis e militares. A Campanha Nacional de Vacinação prossegue até o dia 31 de maio.

(Foto: divulgação)(Foto: divulgação)

Destaques