Terra treme em cidades de Minas Gerais e em Franca, no interior paulista

Foi registrado na cidade de Delfinópolis um abalo de 3.9 na escala Richter, onde aconteceu o epicentro

Por Plox

20/05/2019 20h14 - Atualizado há quase 5 anos

Tremores de terra assustaram mineiros do sul do estado e moradores de São Paulo no final da tarde dessa segunda-feira, 20 de maio. Foi registrado na cidade de Delfinópolis um abalo de 3.9 na escala Richter, onde aconteceu o epicentro, onde a onda sísmica chega primeiro. Em Itaú de Minas, nos municípios de Cássia, Alpinópolis, e em Franca, interior paulista, também houve relatos de que a terra se movimentou. As informações são do Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília (UnB). 

Tremores

Foto: UNB / Divulgação


Não houve registro de ocorrências por conta dos tremores, mas a corporação do Corpo de Bombeiros da cidade de Passos foi acionada várias vezes por moradores que queriam saber o que estava acontecendo. O abalo sísmico teve maior intensidade em Delfinópolis, onde moradores disseram que o céu estaria em tom de azul muito forte e foi sentido um grande estrondo, seguido do tremor, que assustou a muitos. Porém, em outros pontos do município, o tremor não foi sentido. Esta foi a primeira ocasião em que o fenômeno foi registrado na cidade, há pelo menos 20 anos. 


Em Cássia também aconteceu abalo e no centro da cidade a impressão era de que uma máquina passando na rua. “A gente achou que era um caminhão passando na rua, mas saímos e não vimos nada. Foi aí que percebemos que era um tremor de terra”, afirmou Vívian Ribeiro do Amaral. Já para um morador de Alpinópolis, o fenômeno ocorreu de maneira bem rápida e não muito forte. Há cerca de 15 anos, conforme relatos da população, outros tremores foram sentidos na cidade, com menor intensidade.  Ainda não se tem informações do que ocasionou os sismos.

Atualizada às 10h05

Destaques