Publicidade

Ipatinga se prepara para retomar atividades escolares de forma não presencial

20/05/2020 11:10

Proposta será levada ao Conselho Municipal de Educação, no próximo dia 27

Publicidade

Diretoras das 47 escolas que compõem a rede municipal de ensino de Ipatinga avançaram nesta terça-feira (19), em reuniões com técnicos da Secretaria de Educação e o prefeito Nardyello Rocha, nas discussões para construção de um plano de atividades remotas dirigido aos alunos, neste tempo de pandemia. Realizados em três momentos, com turmas distintas, para evitar aglomeração e prevenir contra a Covid-19, os encontros com a presença do chefe do Executivo ocorreram nas dependências do Centro de Formação Pedagógica (Cenfop), que funciona junto à escola Artur Bernardes, no bairro Canaã.

IMG 8550Foto: Divulgação PMI
 

“Todas as decisões têm como pressuposto principal a proteção da saúde pública – ele enfatizou – e são balizadas por indicadores epidemiológicos, levando em conta também o número de leitos ocupados e desocupados para a Covid-19 no município”, disse o prefeito em sua fala aos diretores das escolas.

Conforme Nardyello, “na educação, essa mesma escala de prioridades não é diferente, e me remete a um tripé de preocupação: os nossos professores e profissionais, os nossos alunos e as famílias que ficam em casa”.

Na visão do Executivo, “diante dessa situação, neste momento em que Ipatinga ainda não tem como precisar a data de retorno às aulas, o que estamos pensando é em viabilizar as atividades em casa, de forma remota, e/ou com material impresso para aqueles que não tenham condições de lidar com meios eletrônicos”.

A proposta é ocupar com conteúdos didáticos o horário das crianças e adolescentes em casa e, assim, garantir a validade do ano letivo, sem colocar em risco alunos, profissionais e familiares. “O retorno das aulas presenciais nas escolas em Ipatinga só acontecerá quando tivermos a convicção de que podemos fazê-lo da forma mais segura possível”, assegurou o prefeito.

Kits de alimentação

Com o aumento do número de casos positivos de contaminados pelo novo coronavírus em Minas Gerais e no país, nos últimos dias, além de manter a decisão de escolas fechadas a Prefeitura de Ipatinga vem garantindo também, mês a mês, a entrega dos kits de alimentação para famílias carentes cadastradas no programa Bolsa Família, do Governo Federal.



Publicidade