Brasil registra 1º caso da variante indiana da Covid-19 no Maranhão

Os três estados do Sul foram alertados pelo Ministério da Saúde, por causa da aproximação da nova cepa indiana

Por Plox

20/05/2021 12h30 - Atualizado há mais de 3 anos

O secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, confirmou na manhã desta quinta-feira (20), que a variante indiana do coronavírus foi identificada no Maranhão.
A tripulação do navio MV Shandong da Zhi, atracado no litoral do Maranhão. foi isolada, pois o caso foi identificado em um tripulante indiano, de 54 anos, que estava a bordo.
Carlos Lula informou que foi feito um  estudo genômico de 6 das 15 amostras estudadas e que em todas as 6 amostras foram confirmadas a nova cepa indiana. O secretário também disse que 100 pessoas que tiveram contato com esses tripulantes serão avaliadas e acompanhadas para evitar que a nova cepa se espalhe.

 

Entrevista do secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula - foto: divulgação 
Entrevista do secretário da Saúde do Maranhão, Carlos Lula - foto: divulgação 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta que essa variante é um tipo que causa preocupação global. Segundo a entidade, a linhagem predominante da B.1.617 foi identificada em dezembro, na Índia.
O indiano com sintomas do novo coronavírus (Covid-19) foi levado de helicóptero para um hospital da rede privada de São Luís, na última sexta-feira (13).

A edição extra do Diário Oficial da União informou que o governo federal, no último dia 14, proibiu a entrada de estrangeiros em voos com origem na Índia, por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) .

 

Alerta para os três estados do Sul 

 

Os três estados do Sul foram alertados pelo Ministério da Saúde, por causa da aproximação da nova cepa indiana do coronavírus, detectada na Argentina que faz fronteira com esses estados. Secretários de saúde declararam que a nova cepa pode furar os bloqueios brasileiros. Eles temem que esta nova cepa possa entrar no país e o sistema hospitalar venha a colapsar.
A possível chegada da variante indiana é muito grande e é o assunto mais preocupante da pandemia no país nesse momento.
 

Destaques