Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Irregularidades na Prestação de Contas Atingem Prefeituras de Minas Gerais

Além dos prefeitos, outros responsáveis por entidades também sofreram consequências

20/05/2023 às 11:26 por Redação Plox

Em uma decisão inédita do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), 226 prefeitos do estado, que representam mais de um quarto do total, foram multados em R$ 2 mil cada. Este feito vem como resultado de pendências na prestação de contas de suas respectivas gestões. Entre as prefeituras afetadas está a de Belo Horizonte, bem como diversas empresas e superintendências associadas ao poder executivo.

 

Foto: Divulgação

O Impacto Além dos Prefeitos

Além dos prefeitos, outros responsáveis por entidades também sofreram consequências. Com a decisão do TCE, 67 presidentes de Câmaras Municipais e 61 responsáveis por outras entidades também foram multados pela mesma quantia. Essas penalidades ocorreram devido ao não cumprimento dos prazos e formatos estabelecidos por lei para a prestação de contas, além de omissões na comprovação da publicidade do Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO).

Belo Horizonte e Suas Entidades

No caso específico de Belo Horizonte, além da prefeitura, foram incluídos na multa a Empresa de Transportes e Trânsito (BHTrans), Empresa Municipal de Turismo (Belotur), Superintendência de Mobilidade Urbana (Sumob) e Fundação Municipal de Cultura (FMC).

A Revisão da Gestão Fiscal

O processo de acompanhamento da gestão fiscal dos municípios, realizado pela Primeira Câmara do TCE, ocorreu na última terça-feira (16). As multas foram aplicadas a todas as entidades que estavam inadimplentes até agosto de 2022. De acordo com as diretrizes do TCE, uma vez que as remessas das informações são mensais, a situação de inadimplência deve ser regularizada antes do envio de novas informações.

O Comunicado de Belo Horizonte

Após a decisão, a Prefeitura de Belo Horizonte emitiu uma nota onde afirma não estar inadimplente perante o TCE, em relação à data-base citada. De acordo com o município, "Foi aprovado, em sessão plenária de 29 de junho de 2022, Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) que prorrogou o prazo para entrega das informações relacionadas com a prestação de contas do exercício de 2022. O prazo limite estabelecido no termo foi de 31 de março de 2023. A PBH enviou as informações exigidas antes da data limite, em 10 de março de 2023. A PBH informa ainda que esta questão já é avaliada junto ao TCE".

Enquanto o impasse não é resolvido, o cenário atual mostra um significativo número de prefeituras e outras entidades com pendências junto ao TCE, apontando para a necessidade de uma gestão fiscal mais rigorosa e transparente em Minas Gerais.

Compartilhar a notícia

Veja também
Onda Roxa
POLíTICA

Governo de MG e Ministério Público atuarão para todos municípios aderirem a onda roxa

Segundo o Governo de Minas, o não cumprimento às normas poderá acarretar ação judicial

Deputados
POLíTICA

Reforma tributária: veja como cada deputado mineiro votou

Em relação aos deputados eleitos por Minas Gerais, 39 deputados deram o parecer a favor da aprovação do Projeto de Lei contra 12 que votaram contra a aprovação

POLíTICA

Oito parlamentares de Minas Gerais disputam prefeituras nas eleições de 2024

Deputados e senador mineiros estão entre os candidatos ao comando de cidades como Belo Horizonte, Contagem e Uberlândia, em meio às eleições municipais de outubro.

POLíTICA

Redes sociais impulsionaram campanhas em Minas Gerais com gastos triplicados

Investimentos digitais atingiram R$ 27 milhões em 2024, enquanto estratégias tradicionais ainda lideraram despesas eleitorais.

para você
SAúDE

Aos 14 anos, adolescente morre em UPA de MG com suspeita de dengue grave

Jovem apresentou febre alta, dores no corpo e manchas na pele antes de sofrer uma parada cardiorrespiratória em Divinópolis.

 Foto: Redes Sociais/Divulgação
FAMOSOS

Daniela Oliveira conquista título de Miss Universo Minas Gerais 2024

Aos 26 anos, de Juiz de Fora, trilíngue venceu o concurso em Barbacena, competindo com outras 30 candidatas

Foto: Marcello Camargo/Agência Brasil
ECONOMIA

Imposto de Renda cobrado sobre pensão alimentícia será devolvido

Para receber, contribuinte terá de retificar declarações desde 2018

cruzeiro
ESPORTES

Cruzeiro perde primeiro jogo em casa e o terceiro seguido na Série B

Time celeste teve dois jogadores expulsos ainda no primeiro tempo