Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Moraes suspende lei municipal que proibia linguagem neutra nas escolas

A decisão enfatiza que municípios não têm competência para legislar sobre normas educacionais, conteúdos curriculares e metodologias de ensino, atribuições reservadas exclusivamente ao Congresso Nacional.

20/05/2024 às 20:56 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta segunda-feira (20) a lei municipal de Ibirité (MG) que proibia o ensino de linguagem neutra nas escolas públicas e privadas, além de vetar seu uso por agentes públicos. 


A decisão enfatiza que municípios não têm competência para legislar sobre normas educacionais, conteúdos curriculares e metodologias de ensino, atribuições reservadas exclusivamente ao Congresso Nacional.

Foto:  José Cruz/Agência Brasil

Argumentos e decisão

Moraes destacou em sua decisão que a proibição da divulgação de conteúdos educacionais, como estabelecido pela lei de Ibirité, configura uma ingerência indevida do Poder Legislativo municipal sobre o currículo pedagógico de instituições vinculadas ao Sistema Nacional de Educação. "A proibição de divulgação de conteúdos na atividade de ensino em estabelecimentos educacionais, nos moldes efetivados pela lei municipal impugnada, implica ingerência explícita do Poder Legislativo municipal no currículo pedagógico ministrado por instituições de ensino vinculadas ao Sistema Nacional de Educação e, consequentemente, submetidas à disciplina da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional", afirmou o ministro.

Contestação da lei

A lei foi contestada no Supremo pela Aliança Nacional LGBTI+ e pela Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh). As entidades argumentaram que a legislação impunha censura e comprometia o direito fundamental de ensinar e aprender. Além disso, a lei municipal previa punições administrativas e responsabilizações civis e penais para o uso da linguagem neutra ou qualquer forma que "descaracterize a norma culta da Língua Portuguesa" nas escolas, repartições e documentos públicos de Ibirité.

Contexto da legislação municipal

A norma aprovada pelo Legislativo de Ibirité tinha como objetivo manter a norma culta da língua portuguesa, mas acabou sendo vista como uma forma de censura e restrição aos direitos educativos e de liberdade de expressão. A decisão do STF reforça a necessidade de uniformidade e respeito às diretrizes estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, garantindo que conteúdos educacionais sejam tratados de forma consistente em todo o território nacional.

Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Nikolas e Janones brigam após Câmara arquivar denúncia de prática de ‘rachadinha’

Segundo o relator, o Conselho de Ética não pode julgar atos anteriores ao mandato atual Fonte: Agência Câmara de Notícias

timóteo
POLíTICA

Prefeito Douglas Willkys autoriza reforma de prédio que vai abrigar CREIA

Atualmente o CREIA funciona no prédio do Centro Municipal de Educação Integrada – Educação de Jovens e Adultos (CMEI/ EJA)

Foto: Jaqueline Noceti/Secom
POLíTICA

Crise na segurança: Fuga inédita de detentos da Penitenciária de Mossoró desafia o Ministério da Justiça

Primeira evasão do sistema prisional federal desde sua fundação em 2006 coloca o novo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, sob pressão.

Zema reforça pré-candidatura e critica possível ida de Tarcísio à disputa presidencial
POLíTICA

Zema reforça pré-candidatura e critica possível ida de Tarcísio à disputa presidencial

Governador mineiro considera incoerente Tarcísio deixar reeleição garantida em SP para concorrer à Presidência em 2026

para você
pipa
LAZER

Festival de Pipas agita Timóteo no dia 24 de setembro

Inscrições podem ser feitas presencialmente ou on-line em formulário próprio no site da Prefeitura de Timóteo a partir desta sexta-feira (15) até o dia 19 de setembro

BH inicia aplicação de terceira dose de vacina contra covid nesta quinta
SAúDE

BH inicia aplicação de terceira dose de vacina contra covid nesta quinta

Reforço é válido para pessoas com idades entre 86 e 88 anos, que tenham tomado a segunda dose há mais de seis meses

Marina-Oliveira-(Foto---Yngrid-Bragança).jpg
ESPORTES

Atleta da Usipa representa a Seleção Mineira nos Jogos Escolares da Juventude

entrada-ternium.jpg
ECONOMIA

Conheça a Ternium Brasil, parceira da Usiminas que estreia na Expo Usipa

Principal evento do setor de aço no Brasil vai reunir grandes empresas do setor siderúrgico