USP abre inscrições para Projeto Astrominas, voltado para meninas em áreas de ciência;saiba mais

Programa visa desconstruir preconceitos e incentivar adolescentes a seguirem carreiras científicas

Por Plox

20/05/2024 18h21 - Atualizado há 26 dias

A Universidade de São Paulo (USP) está com inscrições abertas para o projeto de extensão Astrominas, que busca estimular o interesse de meninas em áreas como astronomia, ciências atmosféricas, geociências e física. As inscrições começaram nesta segunda-feira (20) e são destinadas a adolescentes de 14 a 17 anos.

Foto: Reprodução/Freepik

O principal objetivo do Astrominas é desconstruir a ideia de que ciências exatas não são para garotas, conectando mulheres cientistas com jovens alunas para incentivá-las a seguir carreiras em ciência e tecnologia.

Serão oferecidas 400 vagas, distribuídas por sorteio entre as inscritas. Destaca-se que 20% dessas vagas serão reservadas para estudantes pretas, pardas ou indígenas, e 60% para alunas de escolas públicas. Para concorrer, as interessadas precisam comprovar matrícula regular em uma instituição de ensino básico.

As inscrições permanecem abertas até o dia 16 de junho. As atividades ocorrerão ao longo de três semanas, com duração diária de 3 a 4 horas. Mais informações sobre o projeto estão disponíveis no site oficial do Astrominas.

 

 

 


 

Destaques