Aplausos e 100% de aprovação: estreia de 'O Agente Secreto' em Cannes
Filme brasileiro de Kleber Mendonça Filho é ovacionado por quase 15 minutos e alcança nota máxima no Rotten Tomatoes
Por Plox
20/05/2025 07h38 - Atualizado há 2 dias
Com quase 15 minutos de aplausos do público presente, o filme brasileiro 'O Agente Secreto', dirigido por Kleber Mendonça Filho, teve sua primeira exibição neste domingo (18) no prestigiado Festival de Cannes, na França.

Estrelado por Wagner Moura, o longa conquistou a crítica especializada e recebeu 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, site que reúne avaliações de especialistas em cinema e televisão. Até o momento, todas as críticas publicadas foram positivas, embora o índice ainda possa sofrer alterações com a inclusão de novas análises.
A produção brasileira está entre os concorrentes à Palma de Ouro, o principal prêmio do festival. Essa é a terceira vez que uma obra de Kleber Mendonça Filho disputa o troféu em Cannes — anteriormente, o diretor concorreu com 'Aquarius', em 2016, e 'Bacurau', em 2019.
Ambientado na década de 1970, o enredo acompanha Marcelo, um professor universitário perseguido pelo regime militar. Para escapar da repressão, ele abandona São Paulo e segue para Recife, buscando anonimato justamente na semana do Carnaval. No entanto, a tentativa de se esconder fracassa quando percebe que está sendo vigiado pelos próprios vizinhos.
Além de Wagner Moura no papel principal, o elenco conta com nomes como Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa, Alice Carvalho, Udo Kier e Thomás Aquino. O lançamento do filme nos cinemas brasileiros está previsto ainda para este ano.
A estreia arrebatadora em Cannes reforça a presença marcante do cinema brasileiro no cenário internacional.