Garimpo clandestino é descoberto em haras e termina com sete presos em Minas
Grupo extraía ilegalmente pedras preciosas em propriedade rural de Inhaúma; 20 kg de cristais e diversas ferramentas foram apreendidos
Por Plox
20/05/2025 11h36 - Atualizado há 1 dia
Uma operação da Polícia Militar resultou na prisão de sete pessoas envolvidas em um esquema de garimpo ilegal de cristais, na manhã desta terça-feira (20), em Inhaúma, cidade localizada na região Central de Minas Gerais.

O flagrante aconteceu após o proprietário de um haras denunciar à PM que indivíduos estariam invadindo sua propriedade para extrair pedras do solo de forma clandestina. Assim que chegaram ao local, os militares se depararam com dois veículos tentando fugir em alta velocidade pelos fundos do estabelecimento.
Um dos automóveis foi interceptado imediatamente. Nele, os policiais encontraram um motorista que não possuía habilitação e um passageiro que possuía um mandado de prisão em aberto por falta de pagamento de pensão alimentícia. Dentro do veículo, estavam 20 kg de cristais brutos e várias ferramentas utilizadas na extração das pedras.
As características do segundo carro foram repassadas ao sistema da PM. Pouco tempo depois, ele foi localizado por equipes de Curvelo e Cordisburgo na rodovia MG-135, com cinco ocupantes a bordo.
Durante a abordagem, os policiais encontraram cinco pás, quatro picaretas, cinco lanternas de cabeça e quatro celulares, além de confirmarem a ligação dos suspeitos com o garimpo clandestino.
Todos os sete envolvidos, juntamente com os cristais e materiais apreendidos, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal, em Belo Horizonte, para os devidos procedimentos legais.