Inverno deve ser menos rigoroso em Minas, já região Sul pode gear

O fenômeno El Niño, é o responsável pelas temperaturas mais altas nesta estação

Por Plox

20/06/2019 10h08 - Atualizado há quase 5 anos

O inverno tem início nesta sexta-feira, 21 de junho, e para desgosto de quem ama as baixas temperaturas, a estação neste ano será menos rigorosa em Minas Gerais, é o que diz o meteorologista Heriberto dos Anjos. A estação acaba na madrugada de 23 de setembro.

Frio

Frio do inverno não será tão rigoroso em Minas- Foto: Pixabay


O fenômeno El Niño, é o responsável pelas temperaturas mais altas nesta estação. O El Niño propicia o aquecimento das águas do oceano Pacífico e reflete nas temperaturas no Brasil, principalmente na região Sudeste. O fenômeno deve prevalecer até o final de 2019. O período será seco e o frio incidirá, mas não de maneira intensa.

A queda na temperatura pode gerar geadas e nevoeiros no Sul, Sudeste (algumas regiões) e parte do Centro-Oeste, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas no Sul devem variar por conta da frente fria, mas as médias são de temperaturas mais altas. Somente em algumas áreas é que os termômetros devem marcar números abaixo de zero graus, como leste de Santa Catarina e sul do Rio Grande do Sul.

Incêndio

Incêndios podem ocorrer no período- Foto: Agência Brasil/Imagem Ilustrativa

Normalmente o período é menos chuvoso no Sudeste, Centro-Oeste e uma parcela da região Norte. Segundo o Inmet, a estimativa é de que a umidade relativa do ar no Centro-Oeste esteja abaixo de 30%. Com a diminuição das chuvas, altas temperaturas e baixa umidade do ar, as queimadas podem ser agravadas. Com menor quantidade de chuvas, a umidade do ar é reduzida, ocasionando em relação à saúde, vários problemas respiratórios, e no âmbito do meio ambiente, incêndios florestais e queimadas.

Atualizada às 12h50

Destaques