Audiência pública debate plano de manejo da APA da Serra em Timóteo

Audiência acontece nesta terça-feira, às 19h, no plenário da Câmara Municipal

Por Plox

20/06/2023 10h58 - Atualizado há 11 meses

Nesta terça-feira (20), será realizada uma audiência pública sobre a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra, em Timóteo. A audiência será realizada no plenário da Câmara Municipal, às 19h.

Conforme a Câmara de Timóteo, O autor do requerimento é o vereador Adriano Alvarenga (Cidadania). O projeto de lei que trata sobre o assunto (PL 4.370) está em tramitação no Legislativo Municipal.

Audiência acontecerá no plenário da Câmara. Foto: Marcelo Augusto/ Plox

 

No evento será debatido um projeto importante que definirá as diretrizes para uso da área em questão, que engloba desenvolvimento e preservação ambiental e que, posteriormente, será votado pela câmara municipal de Timóteo.

Conforme explicou o relator da matéria, vereador Adriano Alvarenga, a audiência pública tem como objetivo propor um debate amplo junto à sociedade. “Queremos receber sugestões de todos aqueles que puderem contribuir para dar um molde adequado a este projeto, aliando a questão ambiental ao desenvolvimento do nosso município”, explicou.

A câmara de Timóteo fica localizada na avenida Acesita, nº 3.210, no bairro São José, no Paço Municipal, onde também está localizada a Prefeitura da cidade.

Área da APA da Serra. Foto: Câmara de Timóteo

 

A APA Serra do Timóteo é uma área de proteção ambiental criada pela Lei Municipal nº 3.430/2015, e abrange vários bairros como Licuri, Celeste, Macuco, Eldorado e Ana Malaquias.

Como trata-se de uma Unidade de Conservação (UC) é obrigatório que seja feito um plano de manejo, tendo em vista que este é o principal instrumento de gestão das UC’s e traz, por exemplo, informações sobre as áreas que devem ser preservadas, sem quaisquer tipos de intervenções.

 

Plano de Manejo
No começo deste mês, mais precisamente no dia 3, ocorreu outra audiência pública sobre o assunto, também no plenário da Câmara. Representantes de diversos segmentos sociais compareceram para discutir sobre o plano de manejo.

De acordo com a Câmara, o ponto central do debate foi a necessidade de aliar o desenvolvimento do município com  preservação ambiental. O plano de manejo é um instrumento instituído por legislação, que vai nortear o que pode e o que não pode ser feito dentro da APA Serra.

“Não restou dúvida quanto ao equilíbrio que teremos que encontrar. Os locais onde há mata nativa, nascentes, têm que ser preservados. Contudo, a APA Serra do Timóteo também possui áreas com aptidão para o desenvolvimento. Temos que criar oportunidades para que nossa cidade possa avançar”, disse Adriano Alvarenga.

Segundo o engenheiro ambiental Elmo Nunes, o equilíbrio deve ser o norteador do plano de manejo. “A questão não pode ser vista apenas pelo quesito restrição do uso do solo. Precisamos aliar o interesse entre o empreendimento sustentável e a proteção do meio ambiente, observando o que de fato tem atributo a ser preservado”, observou. 
 

Destaques