CADE autoriza negociação de ações da Usiminas entre Ternium e Nippon Steel

CADE autoriza negociação de ações da Usiminas entre Ternium e Nippon Steel

Por Plox

20/06/2023 09h26 - Atualizado há 11 meses

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) autorizou, sem qualquer imposição de limitações, a operação de compra e venda de ações ordinárias da siderúrgica Usiminas (USIM5) envolvendo a Ternium (TT) e a Nippon Steel (NSC). A aprovação, divulgada por meio de comunicado da Usiminas na segunda-feira, põe em movimento uma mudança significativa na configuração acionária da empresa.

Foto: Matheus Valadares / Plox

 

A Ternium, grupo siderúrgico de expressiva presença na América Latina, havia revelado em março seu acordo com a Nippon Steel para assumir uma fatia maior do controle acionário da Usiminas. O acordo contempla a aquisição de 68,7 milhões de ações ordinárias da Usiminas, anteriormente nas mãos da Nippon Steel.

O PLOX agora tem comunidades no WhatsApp. Clique aqui e escolha a sua:

PLOX - SÃO PAULO
PLOX - BELO HORIZONTE
PLOX - RIO DE JANEIRO
PLOX - GOVERNADOR VALADARES
PLOX - VALE DO AÇO

A conclusão deste negócio resultará em uma participação majoritária de 61,3% para a Ternium no grupo de controle da Usiminas. O restante será dividido entre o grupo Nippon, que deterá 31,7%, e o fundo de pensão dos trabalhadores da siderúrgica, com 7,1%, dentro de um remodelado pacto acionário.

Foto: Matheus Valadares / Plox

 

Após a conclusão da transação, a Ternium terá capacidade para indicar a maior parte dos integrantes do conselho de administração da Usiminas, incluindo o CEO e outros quatro diretores. A Nippon manterá o direito de nomear o presidente do conselho, bem como o diretor de tecnologia e qualidade.

Plox agora tem TikTok: acesse e siga para acompanhar os principais vídeo: PLOX NO TIKTOK

"Diante do desafiador ambiente de negócios no qual a Usiminas está inserida, a NSC (Nippon Steel) e a Ternium entendem que um comando mais robusto por um dos acionistas é essencial para o crescimento ainda maior dos valores corporativos da Usiminas", declarou a siderúrgica brasileira em nota ao mercado.

Plox agora tem TikTok: acesse e siga para acompanhar os principais vídeo: PLOX NO TIKTOK

Nessa linha, tanto a NSC quanto a Ternium concordam que uma estrutura de governança reformulada, na qual a Ternium tenha um papel mais proeminente graças à sua extensa rede de negócios na América Latina, beneficiará todos os envolvidos na Usiminas.

 

Destaques