Ipatinga: comemoração dos 248 anos da Polícia Militar tem homenagens e desfile

Duas medalhas, a de dever cumprido e a Alferes Tiradentes, foram entregues nas homenagens

Por Plox

20/06/2023 10h09 - Atualizado há 11 meses

Nesta segunda-feira (19), aconteceu a solenidade de aniversário dos 248 anos da Polícia Militar no pátio do 14º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Ipatinga, Minas Gerais. A solenidade, reuniu autoridades militares e civis, foi marcada por homenagens.

Foto: divulgação/ Polícia Militar

 

Conforme a Polícia Militar, foi entregue a medalha dever cumprido, que é destinada aos militares que prestaram 30 anos de serviço ativo, e que tenham completado 30 anos na inatividade.

O homenageado foi o 3º Sargento veterano, Antônio de Paula Silva, que faleceu no dia 30 de maio desse ano. O filho dele, o senhor Keyzer Antônio de Paula Silva, recebeu a medalha em nome do pai.

Keyzer Antônio de Paula Silva recebendo homenagem dada ao seu pai. Foto: divulgação/ Polícia Militar

 

A outra medalha entregue foi a Alferes Tiradentes, que é a maior comenda para Polícia Militar, destinada a distinguir as personalidades e entidades que prestaram relevantes serviços à corporação. A última condecoração entregue foi a medalha de Mérito Profissional destinada aos militares pelos seus atos de bravura, ações meritórias ao longo da carreira, bem como distinta conduta da vida privada e funcional.

Também foram agraciados no decorrer da solenidade os Colaboradores Beneméritos, pessoas e entidades que atuam em parceria com a instituição, na busca contínua pela paz social e melhoria da qualidade de vida da comunidade. Por fim foram entregues os diplomas de Destaques Profissionais, que são para militares e funcionários civis que se destacaram no desempenho de suas atividades.

Foto: divulgação/ Polícia Militar

 

Para o comandante da 12ª Região de Polícia Militar, coronel Juliano Fábio Lemos Dias, a PM tem realizado o seu trabalho de forma eficaz, já que chegou aos seus 248 anos, entre as instituições mais antigas do Brasil, com o papel reconhecido pela sociedade mineira.  

“Os nossos números são bons e estamos sempre na busca por melhorar ainda mais. Os crimes violentos diminuíram, mas não conseguimos trabalhar sozinhos, temos a parceria da população e dos demais órgãos, que fazem parte do sistema de segurança pública”, disse o coronel Juliano Lemos Dias.    
 

Foto: divulgação/ Polícia Militar


O evento contou com o desfile dos militares no Vale do Aço e alunos do Colégio Tiradentes. A banda de musica era composta por civis, veteranos e militares voluntários. O coronel Lemos Dias lembrou que a solenidade de aniversário é a mais importante, dentro do calendário militar, e que vários eventos fizeram parte da programação dos 248 anos.

Foto: divulgação/ Polícia Militar

 

No Vale do Aço foi inaugurada no dia 06 deste mês, a Galeria de Heróis, que é para lembrar aqueles policias militares que perderam a vida durante o serviço policial militar em situações diretamente ligadas a sua atividade, seja em confronto, abordagens e atendimento de ocorrências.

A solenidade de aniversário foi finalizada com o desfile da tropa formada, que foi pela primeira vez comandado por uma mulher, a Capitão Maressa de Assis Silva Martins.

 

Destaques