Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Esportes

Atleta mineira se destaca em competições globais de breaking

Nathana Venâncio brilha no cenário internacional e já foi eleita a melhor B-Girl no prêmio Breaking Latino Americano 2016

20/06/2024 às 13:11 por Redação Plox

Nathana Venâncio, de 30 anos, natural de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, já se consolidou como uma das principais B-Girls do mundo, mesmo antes do breaking ser incluído no ciclo olímpico para os Jogos de Paris 2024. Eleita a melhor B-Girl no prêmio Breaking Latino Americano 2016, Nathana também se destacou no Destaque BreakSP 2017, foi finalista no Red Bull BC One Cypher Brasil em 2018 e 2021, e venceu o Poder Latino no Peru em 2023.

Foto: Redes sociais

O breaking, que fará sua estreia como esporte olímpico em 2024, é uma modalidade que Nathana encontrou não apenas como forma de expressão, mas também de superação pessoal. "Eu conheci o break através do meu professor, Fagundes, que me introduziu à Comunidade Hip Hop. Ele foi meu mentor desde que comecei, por volta de 2008, 2009,” relembra a atleta.

Competindo em torneios globais, Nathana treina fisicamente três vezes por semana e pratica breaking diariamente, com foco em velocidade, explosão e potência. “Durante as sessões de treino, improvisamos conforme o DJ toca durante a competição,” detalha a B-Girl.

Nascida em uma família humilde, Nathana enfrentou falta de aceitação inicial da família e preconceito por ser mulher em um ambiente predominantemente masculino. “Muitas vezes ouvi que não chegaria a lugar algum, especialmente de homens. Isso desmotiva muitas garotas, mas eu não desisti,” compartilha Nathana, que celebra a mudança positiva com mais mulheres conquistando seu espaço.

Com a inclusão do breaking nas Olimpíadas, Nathana vê novas oportunidades para a modalidade e para os atletas. “O break como esporte abriu portas para que outras pessoas o vejam como uma profissão. Espero que surjam mais espaços de treino e patrocínios, pois ainda há carência disso,” afirma. A preparação psicológica também é essencial para o sucesso, com o apoio da psicóloga Tati, que atende a equipe semanalmente.

A última etapa classificatória para as Olimpíadas começou nesta quinta-feira (20/6) em Budapeste, mas Nathana não conseguiu se classificar. No entanto, o brasileiro Leony Pinheiro, atualmente na 33ª posição do ranking mundial, busca garantir sua vaga para Paris. Leony avançou para a etapa final de qualificação, com a primeira série ocorrendo neste final de semana em Xangai e a segunda de 20 a 23 de junho em Budapeste.

Apesar de não ter garantido uma vaga olímpica para Paris, Nathana torce pelo compatriota e acredita que a visibilidade do breaking nas Olimpíadas trará ainda mais reconhecimento e oportunidades para a modalidade no Brasil. “Espero que o break alcance novos lugares e que mais crianças se interessem por essa modalidade,” diz a atleta, que planeja continuar competindo em alto nível por muitos anos.

Compartilhar a notícia

Veja também
reprodução
ESPORTES

Decisões tomadas por árbitros após choque de cabeça durante partidas, tem sido criticada por especialistas; entenda

Após fratura no nariz e suspeita de concussão, goleiro iraniano volta ao campo, na partida entre Argentina e Arábia Saudita ocorreu um caso semelhante

América-MG
ESPORTES

América vence de virada e se classifica por um gol a mais de saldo

Time mineiro ficou com 4 gols de saldo, enquanto o Milionários ficou com 3 gols

jogo
ESPORTES

Cruzeiro fica no 1 a 1 contra o CSA fora de casa

Luvannor balançou as redes a favor da Raposa e Lucas Barcelos empatou para o time alagoano

bgbg
ESPORTES

Ao vivo: Atlético-MG x Ipatinga FC

Tigre busca se garantir fora do triangular do rebaixamento e o Galo tenta a classificação

para você
Adolescente de Minas gerais morto nos Estados Unidos
GERAL

Mineiro de 14 anos morre atropelado nos Estados Unidos

Bryan Barbosa estava de bicicleta, quando foi atingido por uma van

Foto: Pixabay/Reprodução
EDUCAçãO

Programa Pé-de-Meia: Benefício financeiro para estudantes do ensino médio em Minas Gerais

Governo Estadual de Minas Gerais adere ao Programa de Poupança Estudantil

 Foto: Aluísio Eduardo/Imprensa MG
POLíTICA

Romeu Zema participará da cúpula de ambição climática da ONU em Nova York

O governador de Minas Gerais intensifica sua missão internacional após visitas à Itália e Áustria

alunos
EMPREGO

Minas Gerais tem 2 mil vagas gratuitas para curso que ajuda jovem a conquistar o primeiro emprego

As vagas são para quem já concluiu ou está terminando o Ensino Médio na rede pública