CBMM inicia testes com ônibus elétrico de bateria de nióbio: recarga ultrarrápida de 10 minutos
Protótipo E-Bus, desenvolvido em parceria com a Toshiba, promete revolucionar a indústria automotiva com maior segurança, eficiência e vida útil prolongada.
Por Plox
20/06/2024 10h41 - Atualizado há 6 meses
A CBMM, empresa mineira de Araxá, começou nesta quarta-feira (19) os testes operacionais do E-Bus, o primeiro protótipo mundial de ônibus elétrico com bateria de íons de lítio e nióbio. Esta inovação permite recarga ultrarrápida de 10 minutos e promete uma vida útil três vezes maior que as baterias convencionais, marcando um avanço significativo na indústria automotiva global.
Bateria NTO: uma inovação tecnológica
Desenvolvida em parceria com a Toshiba ao longo de seis anos, a bateria NTO (Níquel-Titânio-Óxido) utiliza óxidos mistos de titânio com nióbio no ânodo das células de íons de lítio. Esta composição oferece vários benefícios:
- Recarga ultrarrápida: Atinge autonomia máxima em 10 minutos utilizando um pantógrafo de 300 kW.
- Maior segurança: A estrutura do ânodo de NTO proporciona maior estabilidade térmica, reduzindo o risco de explosões e incêndios.
- Vida útil estendida: Dura até três vezes mais que as baterias convencionais, reduzindo custos de manutenção e reposição.
- Operação em temperaturas amenas: Funciona em temperaturas mais baixas, otimizando o consumo de energia e aumentando a eficiência do sistema.
Testes e validação da tecnologia
Equipado com quatro packs de baterias NTO, cada um com capacidade útil de até 30 kWh, o protótipo possui uma autonomia estimada de 60 km. Os testes serão realizados na planta da CBMM em Araxá, onde o ônibus seguirá uma rota fixa e será recarregado no início ou fim do trajeto.
"Buscamos o crescimento sustentável do mercado de Nióbio, fomentando novas aplicações e tecnologias. Com a evolução dos materiais, esperamos um crescimento acelerado no setor de baterias," afirmou Ricardo Lima, CEO da CBMM.
Expectativas e futuro da eletromobilidade
Os dados coletados durante os testes servirão para avaliar o desempenho da bateria e do veículo em condições reais, proporcionando informações essenciais para aprimorar a tecnologia e realizar os ajustes necessários para a futura comercialização. Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus, destacou a importância do projeto: "Há sete anos surpreendemos com o primeiro protótipo de caminhão elétrico na América Latina. Agora, buscamos liderar a transformação da indústria com parceiros como a CBMM."
A previsão é que as baterias NTO cheguem ao mercado em 2025, contribuindo para o desenvolvimento de veículos elétricos mais eficientes, seguros e sustentáveis.