Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Moraes revoga soltura de condenado do 8/1 e investiga juiz mineiro

Decisão do STF anula soltura de Antônio Ferreira, condenado a 17 anos, e mira magistrado do TJMG por suposto excesso de competência

20/06/2025 às 12:07 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta semana a volta à prisão de Antônio Cláudio Alves Ferreira, condenado a 17 anos por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A decisão do magistrado também trouxe um novo desdobramento: a instauração de uma investigação contra o juiz Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), responsável por autorizar a soltura do réu.


Imagem Foto: STF

Segundo Moraes, a decisão do juiz mineiro excedeu os limites legais. $&&$“Não havendo qualquer decisão desta Suprema Corte que tenha lhe atribuído a competência para qualquer medida a não ser a mera emissão do atestado de pena”$, declarou o ministro no mandado de prisão. Para o magistrado do STF, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais agiu fora de sua alçada ao liberar o réu antes do tempo previsto em lei.

A polêmica começou na segunda-feira (16), quando o TJMG emitiu um alvará de soltura permitindo que Antônio Ferreira deixasse a prisão, mesmo sem uso de tornozeleira eletrônica — que, segundo a decisão, estava em falta no estado. O juiz do TJMG justificou a medida alegando que o réu já se enquadrava na progressão do regime fechado para o semiaberto e que não poderia ser penalizado pela ausência do equipamento.


No entanto, Moraes argumentou que, por se tratar de um condenado por crimes com violência e grave ameaça, Antônio só poderia ter acesso ao semiaberto após cumprir pelo menos 25% da pena, e mesmo assim, com autorização exclusiva do STF. Assim, o ministro determinou a revogação do alvará e o retorno imediato de Ferreira ao regime fechado.


A decisão também motivou a abertura de investigação sobre a conduta do juiz Lourenço Ribeiro, que poderá responder por eventual abuso de autoridade ao conceder um benefício que estaria fora de sua jurisdição. O STF agora analisa os desdobramentos do caso e o impacto da decisão no sistema judiciário estadual.


A equipe de reportagem entrou em contato com o TJMG, que ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. Enquanto isso, Ferreira deve voltar à prisão e aguardar novo posicionamento do Supremo sobre seu processo.


Compartilhar a notícia

Veja também
para você
Após sertanejo, procura por aumento peniano dobra em clínica estética
SAúDE

Após sertanejo, procura por aumento peniano dobra em clínica estética

Tiago, dupla de Hugo, realizou faloplastia em 6 de julho, em Santa Catarina

cdfd
EMPREGO

Prefeitura de Fabriciano anuncia concurso público para 493 vagas em 2024

Serão ofertadas oportunidades para cargos de níveis fundamental, médio, técnico, tecnólogo e superior em diversos setores

Bolsonaro pede autorização para exames após crises de soluço e refluxo persistentes
POLíTICA

Bolsonaro pede autorização para exames após crises de soluço e refluxo persistentes

Defesa solicita ao STF saída temporária no sábado (16) para investigação médica devido a sintomas resistentes

Foto: Zezé Di Camargo e Luciano - Reprodução/Instagram
FAMOSOS

Zezé Di Camargo revela mudanças nos rumos da dupla com Luciano para 2024

A diminuição dos shows e o futuro incerto da dupla