APA Ipanema sedia primeira oficina do Plano de Manejo de Ipatinga

A participação da comunidade é muito importante para responder às questões ligadas à conservação do solo

Por Plox

20/07/2021 18h02 - Atualizado há mais de 2 anos

Por iniciativa Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente – SESUMA, da Prefeitura de Ipatinga, aconteceu nesta terça-feira (20), na Área de Proteção Ambiental (APA) Ipanema, a primeira oficina para apresentação de estágios relacionados ao Plano de Manejo para a gestão e uso sustentável dos recursos naturais. Com observância de cuidados sanitários em função da pandemia de Covid-19, o evento foi realizado no Sítio do Zaca, no Tribuna, com a participação de vários moradores e proprietários, e também diversos atores que estão de certa forma envolvidos com a APA.

Foto: Divulgação / PMI

 

O objetivo central do Plano de Manejo é propor aos moradores dos locais inseridos nos limites da APA do município alternativas que visam proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais. Os estudos e discussões envolvem seis diferentes pontos da cidade, sendo a APA Ipanema a primeira região alcançada pela proposta.

Segundo o titular da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Célio Andrade, a participação da comunidade é muito importante para responder às questões ligadas à conservação do solo. “Vamos propor medidas que possam contribuir para o desenvolvimento e implantação de um sistema de gestão eficiente, eficaz, sustentável e participativo”, ressalta.

Esteve em pauta nesta primeira oficina a pormenorização dos objetivos específicos do Manejo. Na oportunidade foi ressaltado mais uma vez que todo o conteúdo deve estar alinhado com o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), que prevê a realização de Fóruns Regionais com o objetivo de incentivar a participação popular e ouvir as demandas da população. 

Destaques