Brasil suspende exportações de carne de aves para China, Argentina, Peru e México

Foco da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul leva à medida drástica; outras 38 nações também sofrem restrições

Por Plox

20/07/2024 09h11 - Atualizado há cerca de 2 meses

O Ministério da Agricultura anunciou nesta sexta-feira (19) a suspensão das exportações de carne de aves para a China, Argentina, Peru e México. A decisão veio após a confirmação de um foco da doença de Newcastle em um estabelecimento avícola no interior do Rio Grande do Sul.

crédito: Ministério da Agricultura/Divulgação

Medida Segue Acordos Internacionais

A suspensão das exportações atende a um acordo bilateral entre os países, em conformidade com certificados sanitários internacionais. A proibição inclui carnes de aves frescas e seus derivados, ovos, carne para alimentação animal, matéria-prima de aves para fins opterápicos, preparados de carne e produtos não tratados derivados de sangue.

Restrições Menores para Outros Países

Além das suspensões totais, o ministério também anunciou restrições para outras 38 nações, embora de forma menos abrangente. Em 28 desses países, além da União Europeia e da União Econômica Euroasiática, a proibição se aplica apenas a produtos originários do Rio Grande do Sul. A lista inclui carne fresca, resfriada ou congelada de aves; ovos e ovoprodutos; carnes e produtos cárneos de aves; e outros derivados.

Zona de Quarentena e Ações Sanitárias

Para dez países, incluindo Canadá, Coreia do Sul e Japão, a exportação será suspensa de empresas situadas em um raio de 50 km do foco da doença. O ministério também declarou estado de emergência zoossanitária no Rio Grande do Sul e adotou um plano para erradicar a doença, que inclui a eliminação das aves infectadas e a desinfecção das instalações.

O que é a Doença de Newcastle?

A doença de Newcastle é uma enfermidade viral que afeta aves domésticas e silvestres, causando sintomas respiratórios, nervosos e digestivos. Em humanos, pode provocar conjuntivite transitória, mas não há risco de transmissão por meio do consumo de carne de frango ou ovos. "Esta não é uma zoonose transmissível, então não precisa ter nenhum receio de continuar consumindo carne de frango, ovos, nada disso", afirmou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro.

Impactos no Mercado e na Indústria

O Rio Grande do Sul é um dos maiores exportadores de carne de frango do Brasil, com 354 mil toneladas exportadas este ano, gerando US$ 630 milhões. A suspensão total para a China, que é o terceiro maior mercado, representa um impacto significativo. A ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal) e a Asgav (Associação Gaúcha de Avicultura) afirmaram estar acompanhando e apoiando as medidas do ministério.

Histórico da Doença no Brasil

Os últimos registros da doença de Newcastle no Brasil ocorreram há 18 anos, também no Rio Grande do Sul e em outros dois estados, Amazonas e Mato Grosso. Naquela época, 17 casos foram detectados em aves de uma pequena propriedade rural de Vale Real, a 90 quilômetros de Porto Alegre.

Países Afetados pela Suspensão Parcial

A lista de países que terão a suspensão da exportação apenas de produtos do Rio Grande do Sul inclui: África do Sul, Albânia, Arábia Saudita, Bolívia, Cazaquistão, Chile, Cuba, Egito, Filipinas, Geórgia, Hong Kong, Índia, Jordânia, Kosovo, Macedônia, Mianmar, Montenegro, Paraguai, Polinésia Francesa, Reino Unido, República Dominicana, Sri Lanka, Tailândia, Taiwan, Ucrânia, Uruguai, Vanuatu e Vietnã.

Destaques