Ipatinga

acontece

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Agosto Dourado: Ipatinga realiza ações para incentivar o aleitamento materno

    Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Ipatinga realizam ações de promoção, proteção e apoio

    Por Plox

    20/08/2021 17h22 - Atualizado há cerca de 1 mês

    A Prefeitura de Ipatinga, por meio do Departamento de Atenção Básica (DAB), está realizando durante todo mês de agosto uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), visando incentivar o aleitamento materno. As ações são alusivas ao Agosto Dourado, campanha que acontece no Brasil há mais de 40 anos e proporciona ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

    Gestantes e puérperas da Unidade de Saúde do Bom Jardim participam de roda de bate-papo sobre a importância da amamentação.

     

    A campanha de 2021 tem como tema “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”. E conta com atividades que buscam influenciar e promover o aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, estendendo-se até os dois anos ou mais.

    A programação está sendo desenvolvida simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), por meio de palestras e rodas de conversas com gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

    A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Elaine Vasconcelos, informa que as atividades prosseguem até o final de agosto, de forma a mobilizar toda a sociedade para incentivar e garantir o direito à amamentação. O objetivo principal é proporcionar as condições para que as mulheres possam amamentar pelo tempo necessário.

    Nutrição e proteção

    “O leite materno é a melhor fonte de nutrição e a forma de proteção mais econômica e eficiente para reduzir as taxas de mortalidade infantil, sendo capaz de diminuir em até 13% os índices de mortes de crianças menores de cinco anos, segundo o Ministério da Saúde”, informa Elaine. 

    O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais e, de forma exclusiva, nos seis primeiros meses de vida, mesmo para as mães que tiveram casos confirmados de covid-19. O aleitamento materno protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias, além de minimizar os riscos de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. 

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2021[email protected]