Mais de 400 mil alunos fazem simulado do Enem em escolas estaduais de MG
Segunda edição do Enem MG ocorre até quinta (21) com foco em preparação e diagnóstico personalizado
Por Plox
20/08/2025 13h59 - Atualizado há 3 dias
Mais de 420 mil estudantes de cerca de 2,4 mil escolas da rede estadual de ensino participam nesta semana da segunda edição do Enem MG, simulado promovido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A atividade, que começou nesta terça-feira (19/8) e segue até quinta-feira (21/8), tem o objetivo de preparar os jovens para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A aplicação do simulado proporciona aos estudantes uma vivência semelhante à da prova oficial, ajudando no gerenciamento do tempo, desenvolvimento de estratégias de estudo e aumento da confiança. Estão participando alunos do 2º e 3º anos do ensino médio, dos 2º e 3º períodos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de estudantes do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais e da Fundação Helena Antipoff.
Segundo Alexandre Marini, coordenador de Ações de Aprendizagem do Ensino Médio da SEE/MG, o simulado é uma ferramenta essencial para a preparação dos alunos:
“A proposta é que o estudante tenha a oportunidade de resolver toda a prova, aplicar seus conhecimentos e, ao mesmo tempo, desenvolver a escrita na redação.”
A avaliação segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI), modelo também utilizado no Enem. O Caderno 1, com questões de Linguagens e Ciências Humanas e Sociais, foi o primeiro a ser aplicado. Já o Caderno 2, que inclui Ciências da Natureza e Matemática, será aplicado na quinta-feira (21/8). A redação pode ser realizada separadamente nesta quarta-feira (20/8), ou no mesmo dia do Caderno 1, desde que seja garantido o tempo total de 5h30 de prova.
Para Isabella Guimarães, 17 anos, da Escola Estadual Governador Milton Campos, em Belo Horizonte, o simulado traz segurança para quem se prepara para o exame: “É uma prática que faz muita diferença.”
Sua colega, Eduarda Chaves, 16, que participa como treineira, afirma estar mais preparada nesta edição:
“Tenho evoluído bastante com o apoio dos simulados, especialmente nas redações. Também percebo uma melhora na administração do tempo.”
Após a aplicação, as provas são corrigidas pela plataforma Enem MG, que fornece relatórios detalhados e trilhas de aprendizagem personalizadas para cada aluno, indicando conteúdos e estratégias de estudo com base no desempenho individual.
Na primeira edição do simulado, realizada em julho, 36% dos alunos do 3º ano obtiveram notas entre 500 e 700, consideradas satisfatórias, e 12% superaram os 700 pontos. A participação também foi expressiva: mais de 85% dos alunos compareceram nos dois dias de avaliação.