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As vendas de veículos elétricos no Brasil alcançaram um novo marco em agosto, com 9.351 emplacamentos. Isso é um aumento de 25% em relação ao mês anterior e impressionantes 120% em comparação com agosto de 2022. Os números, fornecidos pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) e pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), também revelam que o total de veículos elétricos leves em circulação no Brasil atingiu 175.491.
Este crescente número de veículos elétricos fez surgir cerca de 3.500 pontos de recarga em todo o país, segundo estimativas da ABVE.
Legislação e Condomínios: Desafios e Soluções
Em São Paulo, a nova lei municipal exige que todos os novos edifícios incluam pontos de recarga para carros elétricos. No entanto, a situação é complicada para os prédios construídos antes da legislação entrar em vigor e para locais como Minas Gerais e Belo Horizonte, onde não há legislação específica.
Kênio Pereira, especialista em direito imobiliário, sugere que em ausência de regras claras, o ideal é buscar um acordo entre os moradores dos condomínios. Ele destaca que "se apenas um morador do edifício quiser essa tecnologia, ele deve pagar por ela". No entanto, em edifícios com vários proprietários de veículos elétricos, pode ser mais econômico fazer uma instalação geral. Ele também lembra que esta infraestrutura adiciona valor ao imóvel devido à crescente demanda por carros elétricos.
Opções e Custos dos Carregadores
Diversas empresas no Brasil agora oferecem soluções de carregamento, variando em preço e capacidade. Um destaque recente é a Intelbras, que lançou uma gama de carregadores este ano. Os preços variam de R$ 3.200 para um carregador portátil de 3 kW a R$ 12.000 para um carregador de negócios de 22 kW.
Quanto ao custo da recarga em si, varia dependendo da empresa e do modelo do carro. Por exemplo, a Raízen cobra entre R$ 1,90 e R$ 2,10 por kWh, o que para um veículo como o Peugeot e-2008, resulta em um custo total de recarga entre R$ 95 e R$ 105 para uma distância de até 300 quilômetros.
O Caoa Chery iCar é o carro elétrico mais barato do Brasil, segundo um levantamento feito pela reportagem de O Tempo feito ontem (19). Confira abaixo os cinco veículos com os melhores preços nesse segmento:
1 - Caoa Cherry I Car - R$ 119.990
2 - JAC E-JS1 - R$ 135.900
3 - Renault Kwid E-tech - R$ 139.990
4 - Byd Dolphin - R$ 149.800
5 - Peugeot e-2008 - R$ 219.990
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