Polícia Civil de Coronel Fabriciano desmantela associação criminosa envolvida em fraudes e adulteração de veículos
Grupo atuava na adulteração de sinais identificadores, lavagem de dinheiro e fraudes contra seguradoras em várias cidades de Minas Gerais.
Por Plox
20/09/2024 15h08 - Atualizado há 3 meses
A Polícia Civil de Coronel Fabriciano concluiu nesta semana uma ampla investigação que resultou no desmantelamento de uma associação criminosa especializada em adulteração de sinais identificadores de veículos, receptação, fraudes contra seguradoras, lavagem de dinheiro e falsificação de documentos públicos. A operação, que começou em outubro de 2022, identificou 13 suspeitos envolvidos, incluindo despachantes, mecânicos e advogados, que atuavam de forma coordenada na região.
A investigação teve início após uma denúncia de receptação de veículos furtados, que eram desmanchados em uma retífica localizada em Coronel Fabriciano. Durante as diligências, a polícia encontrou 27 motores adulterados e diversas outras peças de origem suspeita. O esquema envolvia a compra de veículos furtados e com pendências judiciais, que eram desmanchados e revendidos com sinais adulterados.
O grupo criminoso, liderado por um homem de 35 anos, também praticava fraudes contra seguradoras, declarando veículos como furtados para obter indenizações fraudulentas. Além disso, advogados faziam parte da associação, ajudando na obtenção indevida de informações sigilosas sobre medidas cautelares decretadas pela Justiça.
A operação resultou no bloqueio judicial de circulação e transferência de 10 veículos avaliados em mais de R$ 1,2 milhão. Além de Coronel Fabriciano, o grupo também operava em Ipatinga, Timóteo, São Domingos do Prata, Betim e Belo Horizonte.
Após a conclusão do inquérito, o caso foi encaminhado à Justiça para os trâmites legais. A Polícia Civil reforçou seu compromisso em combater crimes dessa natureza na região.