Polícia prende deputado Glauber Braga durante protesto na Uerj

Parlamentar do PSOL é detido ao acompanhar estudantes em reintegração de posse na universidade.

Por Plox

20/09/2024 15h25 - Atualizado há 9 meses

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi preso na manhã desta sexta-feira (20) pela Polícia Militar do Rio de Janeiro enquanto participava de uma ocupação de estudantes na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). A ocupação foi interrompida pela ação do Batalhão de Choque da PM, que cumpria uma ordem de reintegração de posse emitida pela juíza Luciana Losada, da 13ª Vara do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Foto: Zeca Ribeiro/ Câmara dos deputados

Presença em defesa dos estudantes

Glauber Braga estava no local acompanhando os estudantes que protestavam dentro da universidade. Em nota, o presidente do diretório carioca do PSOL, Juan Leal, justificou a presença do deputado na Uerj, destacando que ele estava lá "para a proteção e a defesa dos estudantes contra a iminente violência deflagrada". Leal afirmou ainda que, ao exercer seu papel como representante do povo fluminense, o deputado foi detido e encaminhado à delegacia juntamente com outros manifestantes.

Reintegração de posse da Uerj

A ocupação dos estudantes na Uerj havia mobilizado forças policiais depois da decisão judicial que determinou a reintegração de posse. O Batalhão de Choque da PM foi acionado para garantir o cumprimento da ordem judicial, levando à prisão do deputado e dos estudantes presentes.

A ação da polícia e a prisão do deputado Glauber Braga acontecem em um cenário de crescente tensão entre forças políticas e movimentos estudantis que reivindicam melhorias na educação pública e maior autonomia das universidades. O caso ainda deve ter desdobramentos, com novas manifestações de apoio ao deputado e aos estudantes por parte de lideranças políticas e movimentos sociais.

Destaques