Preso em SP o maior ladrão de casas com obras de arte de R$ 6 milhões
Criminoso conhecido como 'Minotauro' foi encontrado em Paraisópolis após quase dois anos de buscas; quadros de Alfredo Volpi estavam entre os bens recuperados
Por Plox
20/09/2025 09h56 - Atualizado há 2 dias
Diego Fernandes de Souza, conhecido no mundo do crime como 'Minotauro', foi preso na última sexta-feira (19), na favela de Paraisópolis, zona sul de São Paulo. Considerado pelas autoridades o maior ladrão de residências da capital paulista, ele era procurado há quase dois anos pela Polícia Civil.

A operação que resultou na captura de Minotauro foi conduzida com apoio do secretário-executivo da Segurança Pública, Osvaldo Nico, que comemorou o desfecho. “Eu fiquei atrás desse cara muito tempo. Não desejo mal a ninguém, mas eu vibrei… O ladrão número 1 de São Paulo foi preso”, afirmou.

O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, também destacou a periculosidade do criminoso. Segundo ele, Minotauro era o responsável direto por planejar e executar dezenas de assaltos na capital. “Torturava pessoas e não tinha nenhum pudor”, declarou Dian.
Durante a investigação, a Polícia Civil chegou a um imóvel indicado pelo próprio Diego, onde foram encontrados quadros atribuídos ao renomado artista Alfredo Volpi. Duas dessas obras estão avaliadas, segundo estimativas da polícia, em cerca de R$ 6 milhões.
As autoridades continuam apurando a possível ligação de Minotauro com outros oito crimes ocorridos em São Paulo. O caso reforça a atuação intensa das forças de segurança no combate à criminalidade organizada na capital paulista.