Brasil

saúde

X FECHAR
ONDE VOCÊ ESTÁ?

    Bichectomia é indicada pra todos? Especialista responde

    Por Plox

    20/10/2019 14h30 - Atualizado há mais de 4 anos

    A bichectomia está em alta. O procedimento tem sido muito procurado pelas celebridades. O desejo por uma aparência mais magra e feições mais finas é o principal atrativo desta cirurgia plástica que se torna cada vez mais acessível.

    A Dra. Ana Paula Quinteiro Moro, especialista em procedimentos da face e crânio, explica porque a bichectomia está se tornando tão popular até mesmo entre não famoso: “um dos grandes trunfos é o fato de o procedimento ser pouco invasivo e de recuperação rápida, além de poder ser realizado não apenas por cirurgiões plásticos, mas por dentistas e dermatologistas habilitados, estão entre os fatores que democratizaram esse sonho de beleza em nosso país”.

    Foto: Divulgaçãobichectomia 1

    Como é o procedimento ?  

    A Dra. Ana Paula conta detalhes sobre o procedimento:

    “Bichectomia consiste na cirurgia para retirada das chamadas bolas de Bichat, bolsas de gordura depositadas nas bochechas (entre a mandíbula e o osso zigomático)  e não têm uma função definida. Como se trata de um tipo de gordura que não é usado pelo organismo como fonte de energia, não diminui com dieta e atividade física. Muitas pessoas acabam recorrendo ao bisturi na tentativa de afinar o contorno facial. O procedimento pode ser feito em centro cirúrgico ou consultório, sob anestesia local, e normalmente dura menos de uma hora. O profissional faz uma incisão de cerca de 1 cm de comprimento no interior da bochecha para deslocar a a gordura, que pode ser removida parcial ou totalmente. Os pontos são retirados depois de uma semana, período em que a face pode ficar inchada e apresentar hematomas leves".  
                                                                                                                                 
    A mudança estética é garantida?    

    A  expectativa de bochecha negativa nem sempre será atendida. A especialista revela os motivos: “Dependendo da estrutura facial, a bichectomia vai proporcionar uma mudança muito sutil, a ponto de não ser a opção ideal para conseguir o visual esperado”e neste caso, o tratamento deve ser complementado com preenchimentos em mandíbula e maçã do rosto".  

    Contra-indicações

    A bichectomia é contraindicada para pessoas com o rosto muito magro, grávidas, pacientes com patologias hepáticas, renais e cardíacas, coagulopatias ou que tenham recebido radioterapia na região.

    Riscos

    Apesar de ser um procedimento simples, pode causar lesão no nervo facial, a qual prejudica movimentos da região e causa dores, além de poder afetar o ducto parotídeo, que transporta a saliva na boca, gerando acúmulo do líquido causando inchaço da bochecha, até ser drenado. Outros riscos, como infecções, assimetria facial e retirada excessiva da “bola de Bichat”, com esqueletização da face, que é o envelhecimento precoce da região. A gordura localizada na bochecha tem a função de sustentar a pele facial e, por isso, sua ausência pode resultar em flacidez na região com o passar dos anos.    

    A Dra. Ana Paula explica que também a escolha do profissional é importante para minimizar riscos nos procedimentos:¨É de fundamental importância, escolher um cirurgião que estude o formato e as proporções faciais antes de indicar e planejar a plástica", conclui.

    PLOX BRASIL © Copyright 2008 - 2024[email protected]