Escolas públicas mineiras ficam no Top 3 na olimpíada digital de matemática

Dos dez colégios com maior desempenho, nove são oriundos da administração pública, sendo que a única escola privada ficou na nona colocação

Por Plox

20/10/2022 15h16 - Atualizado há mais de 1 ano

As escolas públicas no Brasil são as grandes campeãs da última edição das olimpíadas digitais de matemática, realizadas no último mês em todo o país dentro de uma plataforma de jogos matemáticos (gamificação), que é utilizada na grade curricular de milhares de instituições de ensino no território nacional. Os dois primeiros colocados são de Belo Horizonte e dos dez colégios com maior desempenho, nove são oriundos da administração pública, sendo que a única escola privada ficou na nona colocação.

O torneio, promovido pela startup internacional Matific, com o apoio da Microsoft e Fundação Telefônica Vivo, foi destinado a alunos do Ensino Infantil e do Fundamental, e contou com a adesão de 3,3 mil colégios e 201 mil estudantes. Em cinco dias de competição na plataforma, os participantes resolveram mais de 32 milhões de problemas propostos.   

A primeira colocada na competição é a Escola Municipal Professor Claudio Brandão, de Belo Horizonte (MG), seguida por mais duas instituições mineiras, a Escola Pública Cora Coralina, também da capital, na segunda posição, e a Escola Municipal São Judas Tadeu, de Uberaba (MG), na terceira colocação (veja ranking abaixo).

A proposta dos organizadores é oferecer todos os anos uma competição saudável que inspire as crianças a resolver problemas, aprender e a criar soluções, além de ser uma oportunidade valiosa para fomentar o interesse pela matemática nos alunos. “Na edição deste ano, em particular, o torneio também serviu para a redução da defasagem escolar causada pela pandemia e para a diminuição da ansiedade em relação à matemática”, explica Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil.

“Com o avanço da internet e as tecnologias de escala e baixo custo, abre-se um caminho sustentável para o avanço do ensino de qualidade no Brasil, sobretudo para os estudantes e as crianças, os chamados ‘nativos digitais’”, acrescenta.

O sistema de gamificação da Matific já é adotado em 60 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia. No Brasil, a plataforma de jogos matemáticos é utilizada na grade curricular de cerca de 8 mil colégios públicos e privados.

Vencedores das Olimpíadas Digitais de Matemática

 1 - (Pública) Escola Municipal Professor Claudio Brandao - Belo Horizonte - MG

2 - (Pública) Cora Coralina - Belo Horizonte - MG

3 - (Pública) Escola Municipal São Judas Tadeu - Uberaba - MG

4 - (Pública) Nova Esperança, C E-Ef M - Dois Vizinhos - PR

5 - (Privada) Instituto Educacional Maria Madalena Ltda. - Tutóia - MA

6 - (Púbica) Escola Municipal De Educação Básica Santa Terezinha - Coruripe - AL

7 - (Pública) DALILA AYRES E M PROFA EI EF - Castro - PR

8 - (Pública) Antonio Laureano Da Cunha Filho - Santo Antônio da Patrulha - RS

9 - (Privada) Centro Escolar Educare - Tutóia - MA

10 - (Pública) Ebm Prof. Carlos Doetsch - São Bento do Sul - SC


 

Destaques