Janja ultrapassa Lula em viagens ao exterior, com 103 dias fora do país

Primeira-dama participou de quatro eventos oficiais em 2024, representando o Brasil em diferentes países.

Por Plox

20/10/2024 12h06 - Atualizado há 1 dia

A primeira-dama do Brasil, Janja da Silva, já acumulou 103 dias viajando pelo exterior desde o início do governo de seu marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Esse número supera os 87 dias em que Lula esteve fora do Brasil no mesmo período, de acordo com levantamento feito pelo site Poder 360. Janja passou por 24 países em 2023 e 13 em 2024, muitas vezes acompanhando o presidente, mas também participando de eventos internacionais como representante oficial do Brasil.

Lula e Janja - (crédito: Divulgação/Redes Sociais)

Eventos oficiais e representações internacionais

Em 2024, Janja foi designada para representar o Brasil em quatro ocasiões de destaque. Em março, a primeira-dama viajou aos Estados Unidos para participar da 68ª Comissão Sobre Mulheres da ONU (Organização das Nações Unidas). Em julho, ela esteve presente nos Jogos Olímpicos de Paris, onde representou o presidente Lula por quatro dias, embora a viagem tenha gerado polêmicas.

Setembro também foi um mês movimentado para Janja. Ela foi ao Catar, atendendo ao convite da sheika Mozha bin Nasser al-Missned, para a 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques. Posteriormente, esteve novamente nos Estados Unidos, desta vez em Nova Iorque, onde chegou três dias antes de Lula para participar de eventos prévios à Assembleia Geral da ONU, permanecendo por um total de sete dias no país.

Ausências e próximas viagens

Desde o início do terceiro mandato de Lula, Janja acompanhou o presidente em praticamente todas as suas viagens internacionais, exceto em agosto, quando Lula foi ao Chile. A ausência da primeira-dama foi atribuída a um possível procedimento estético, embora essa informação nunca tenha sido confirmada por sua assessoria.

A próxima viagem internacional de Lula será para a Rússia, entre os dias 22 e 24 de outubro, e há expectativas de que Janja o acompanhe novamente.

Destaques