Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Falha na AWS afeta 500 empresas e causa instabilidade em serviços digitais no mundo

Problema em data center da Virgínia do Norte interrompeu plataformas como Mercado Livre, Prime Video e Alexa; Brasil também registrou impactos.

20/10/2025 às 12:43 por Redação Plox

Uma falha nos serviços de nuvem da Amazon Web Services (AWS) causou instabilidade em diversos aplicativos e sistemas ao redor do mundo nesta segunda-feira (20). O impacto atingiu desde jogos populares como Fortnite, a redes sociais, bancos, plataformas de comércio eletrônico e até sistemas corporativos da própria Amazon, interferindo no funcionamento dos principais serviços digitais globais.

Interrupção na Amazon impactou diversos serviços e websites.

Interrupção na Amazon impactou diversos serviços e websites.

Foto: Divulgação


Instabilidade em escala global

A AWS informou que o problema teve origem em um dos principais data centers da companhia, localizado na Virgínia do Norte, nos Estados Unidos. Aproximadamente 500 empresas, de diferentes países, incluindo o Brasil, registraram interrupções de serviço devido ao apagão. Entre os afetados estavam plataformas amplamente usadas, como Mercado Livre e Mercado Pago, além de serviços como Prime Video e Alexa.

Por aqui, empresas relataram instabilidade nos aplicativos nas primeiras horas da manhã. O restabelecimento foi progressivo, mas, segundo nota oficial das companhias, operações já tinham voltado ao normal poucas horas depois do início das falhas.

Recuperação gradativa e orientação aos usuários

Usuários começaram a perceber os problemas por volta das 3h30 (horário de Brasília). Às 7h35, a AWS divulgou que a maioria das operações havia sido restabelecida, recomendando que clientes limpassem o cache e reiniciassem os serviços. Apesar disso, a empresa alertou para possíveis erros pontuais e períodos de lentidão ainda em curso.

Uma atualização feita às 9h48 apontou que novos sistemas foram corrigidos, mas que alguns atrasos e dificuldades poderiam persistir enquanto as equipes trabalhavam para normalizar o fluxo de solicitações.

Empresas e plataformas atingidas

A interrupção afetou grandes operações digitais em todo o planeta. Além de Fortnite e Roblox, o Snapchat, a Coinbase, mecanismos de busca de inteligência artificial, operadoras de bolsa e até aplicativos de transporte como o Lyft relataram instabilidades.

No Reino Unido, bancos, provedores de telecomunicação e até o site de ingressos do Tottenham ficaram fora do ar. Usuários também reclamaram em massa no Downdetector, que registrou mais de 4 milhões de relatos de falhas relacionados ao incidente.

A dependência da nuvem exposta

O episódio destaca a alta dependência de serviços digitais essenciais em relação a poucos provedores globais de nuvem. Uma pane como a desta segunda-feira rapidamente se espalha, interrompendo operações bancárias, de mensagens, compras e entretenimento.

Segundo especialistas, o incidente evidenciou a fragilidade de sistemas que concentram muitos processos em uma única infraestrutura. Discussões sobre a diversificação e segurança dos serviços em nuvem ganharam destaque à medida que organizações em diferentes setores passaram a repensar suas estratégias de TI.

Retomada dos serviços e perspectivas

Já na manhã de segunda-feira, empresas responsáveis por aplicativos como Coinbase, Perplexity e HMRC anunciaram que os serviços voltaram a funcionar. A AWS, por sua vez, reforçou o compromisso com a estabilidade, embora mantenha o alerta sobre possíveis falhas pontuais em alguns recursos.

Apesar da normalização gradual, as últimas horas deixaram claro o impacto que uma única falha na nuvem pode causar nos negócios e no dia a dia das pessoas. O caso foi o maior desde o episódio da CrowdStrike, no ano passado, que comprometeu sistemas em hospitais, bancos e aeroportos globalmente.

Compartilhar a notícia

Veja também
Trabalhador soterrado em obra de esgoto morre em hospital de Minas Gerais
DESCONHECIDO

Trabalhador soterrado em obra de esgoto morre em hospital de Minas Gerais

Segunda vítima do desmoronamento não resistiu aos ferimentos após ser socorrida com traumatismo craniano grave

Identificada a jovem que morreu soterrada em mineradora de Ouro Preto
DESCONHECIDO

Identificada a jovem que morreu soterrada em mineradora de Ouro Preto

Alice Juliana dos Santos, de 27 anos e moradora de Ouro Preto, foi a vítima do acidente em silo de manganês

Suspeito de estuprar a própria filha é preso pela Polícia Civil em Itabira
DESCONHECIDO

Suspeito de estuprar a própria filha é preso pela Polícia Civil em Itabira

A investigação teve início após a mãe da vítima, atualmente adolescente de 16 anos de idade, visualizar uma mensagem com conteúdo suspeito enviada pelo pai para o celular da vítima.

Grupo Abra rompe negociações de fusão entre Gol e Azul
DESCONHECIDO

Grupo Abra rompe negociações de fusão entre Gol e Azul

Decisão encerra também parceria de codeshare firmada em 2024 entre as companhias aéreas

para você
Governo lança Reforma Casa Brasil com R$ 40 bilhões para melhorias habitacionais
POLíTICA

Governo lança Reforma Casa Brasil com R$ 40 bilhões para melhorias habitacionais

Novo programa federal possibilita reforma de moradias populares em todo o país e prevê 1,5 milhão de contratações na primeira etapa, com foco em famílias de baixa renda.

Foto: Divulgação/Prefeitura Coronel Fabriciano
EDUCAçãO

Coronel Fabriciano: escolas da rede municipal de ensino entram em recesso e nova edição do Festival de Férias é anunciada

As aulas irão retornar para os alunos no dia 2 de agosto

Brasil perde invencibilidade histórica ao sofrer virada do Japão em amistoso
ESPORTES

Brasil perde invencibilidade histórica ao sofrer virada do Japão em amistoso

Seleção Brasileira chegou a abrir 2 a 0, mas cedeu a virada em Tóquio e foi derrotada pelos japoneses pela primeira vez na história

Pixabay
SAúDE

Avanço na medicina: diagnóstico de bipolaridade agora possível através de exame de sangue

Novo método desenvolvido por cientistas da Universidade de Cambridge promete maior precisão