Chuvas: Defesa Civil mantem alerta para chuvas em Coronel Fabriciano

Por Plox

20/11/2019 16h06 - Atualizado há mais de 4 anos

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Defesa Civil, mantém o alerta para chuvas em Coronel Fabriciano e segue com o trabalho de monitoramento das áreas de com risco de deslizamento e alagamentos na cidade. Na noite desta terça-feira, 19, e madrugada de quarta-feira, 20, choveu cerca de 50 mm. Apesar do grande volume, o órgão não registrou ocorrências com danos a vida e ao patrimônio de gravidade. O ribeirão Caladão, principal leito fluvial da cidade, não transbordou e nenhuma casa foi alagada.

20 11 2019 Defesa Civil Obras de drenagem e contenção em áreas de risco, como o Morro do Carmo, evitam danos. Foto: Divulgação

“Apesar do volume considerável de chuvas, a situação de Fabriciano está sob controle. Já o resultado das ações preventivas realizadas durante o ano todo, como fiscalização e proibição do corte irregular de talude, orientações e ações educativas sobre plantio correto de árvores, incluindo poda e corte de árvores em riscos, ampliação dos serviços de limpeza urbana e córregos e, principalmente, obras de drenagem, contenção de encostas e construção de muros de arrimos em diversos pontos da cidade”, pontuo o gerente da Defesa Civil de Fabriciano, Daniel Fernandes Nunes

O órgão mantém o alerta para o período chuvoso, que deve seguir até o início de dezembro. A frente fria que atua em Minas Gerais deve manter o tempo chuvoso e as temperaturas amenas nos próximos dias. Segundo dados do Clima Tempo, a previsão é de chuvas brandas para quinta e sexta-feira, 21 e 22/11, com volume de 10 mm e 16 mm respectivamente. É esperado chuvas para o final de semana.

Em caso de emergência, o cidadão deve ligar nos telefones da Polícia Militar, 190; Corpo de Bombeiros, 193. A Defesa Civil Municipal atende pelo 199 (plantão) e pelo telefone 3846-7702. O órgão municipal funciona junto à Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, no bairro Giovanini, de segunda a sexta-feira, até às 16h.

AÇÕES RECOMENDADAS

Evite enfrentar o mau tempo.
Observe alteração nas encostas.
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas.
Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica.

Destaques