Sábado tem “Dia D” de Multivacinação: Ipatinga e Timóteo anunciam programação
Campanha promove atualização da caderneta de vacinas e reforça prevenção contra doenças graves; municípios se mobilizam para o Dia D neste sábado
Por Plox
20/11/2024 17h02 - Atualizado há cerca de 13 horas
Minas Gerais está promovendo uma ampla campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos para atualizar as cadernetas de vacinação e aumentar a cobertura vacinal no estado. No Vale do Aço, as secretarias municipais de saúde de Ipatinga e Timóteo já anunciaram a programação do Dia D, neste sábado (23). Mais de 1,9 milhão de doses foram distribuídas para atender os municípios, incluindo imunizantes contra poliomielite, febre amarela, hepatites A e B, HPV, tríplice viral, meningites e COVID-19. Veja os detalhes na Live.
Ipatinga realiza Dia D para ampliar cobertura vacinal
A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria de Saúde, organiza neste sábado (23) um Dia D de Multivacinação. Das 8h às 16h, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para vacinar crianças e adolescentes menores de 15 anos. A ação busca facilitar o acesso à imunização para famílias que não conseguem comparecer durante a semana.
“Nosso objetivo é vacinar o maior número possível de crianças e adolescentes. A vacinação é o único meio eficaz de prevenir doenças e evitar hospitalizações. Vacinar é um ato de amor e cuidado”, destacou o secretário de Saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros.
A campanha estadual, que vai até 29 de novembro, tem como foco prevenir doenças como sarampo, rubéola e poliomielite, além de reduzir o risco de reintrodução de enfermidades já controladas no Brasil.
Timóteo disponibiliza 11 postos para mobilização
A Secretaria de Saúde de Timóteo também participa da campanha estadual e realizará o Dia D de Multivacinação neste sábado, das 8h às 15h. Ao todo, 11 unidades de saúde estarão à disposição da população, incluindo os postos nos bairros Alegre, Ana Moura, Primavera e no Centro de Saúde João Otávio.
Destaque na campanha é a aplicação da VIP (vacina inativada contra poliomielite) para crianças de 1 ano e 3 meses a 4 anos, recentemente incorporada ao calendário vacinal. Além disso, adolescentes de 15 a 19 anos que ainda não se imunizaram contra o HPV podem aproveitar para receber a dose única, conforme atualização do protocolo vacinal.
Para se vacinar, é obrigatório apresentar documento de identificação, cartão SUS ou certidão de nascimento, além da caderneta de vacinação para avaliação.
Vacinas disponíveis na campanha
A campanha estadual contempla uma lista abrangente de vacinas essenciais para crianças e adolescentes:
- Tríplice viral: contra sarampo, caxumba e rubéola
- Hepatite A e B
- HPV: dose única para prevenção de cânceres relacionados ao vírus
- Meningocócicas ACWY e C
- Pneumocócica e pentavalente
- Poliomielite (VIP)
- COVID-19
- Febre amarela
- Rotavírus humano
A mobilização estadual visa conscientizar a população sobre a importância da vacinação como ferramenta essencial para proteger crianças e adolescentes contra doenças graves e suas complicações. O Dia D é uma oportunidade para que pais e responsáveis garantam a proteção dos seus filhos e contribuam para o controle de doenças no estado.