Zema nomeia Paulo de Tarso Morais como Procurador-Geral de Justiça

Decisão marca a primeira vez que um promotor de Justiça assume o comando do MPMG

Por Plox

20/11/2024 19h25 - Atualizado há cerca de 14 horas

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, anunciou nesta quarta-feira (20/11) a nomeação de Paulo de Tarso Morais Filho como o novo procurador-geral de Justiça do estado. O promotor, de 57 anos, assume o comando do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) no biênio 2025/2026, sucedendo o atual procurador-geral Jarbas Soares Júnior. 

Foto: Divulgação | Ministério Público de Minas Gerais

 

“Neste momento de sucessão da liderança no MPMG, é importante reforçar a necessidade de continuidade no excelente trabalho do Ministério Público nestes últimos anos, em especial no fortalecimento do combate à corrupção e a eficiência e modernização da gestão pública”, destacou o governador por meio de nota.

 

Reconhecimento ao trabalho de Jarbas Soares Júnior
Zema destacou a importância da gestão de Jarbas Soares Júnior, especialmente nas ações que envolveram os acordos das tragédias de Brumadinho e Mariana. O governador agradeceu ao atual procurador-geral e sua equipe pelo empenho em fortalecer o combate à corrupção e modernizar a gestão pública em Minas Gerais.

 

Trajetória de Paulo de Tarso Morais Filho
Natural de Entre Rios de Minas, Paulo de Tarso tem quase 30 anos de atuação no Ministério Público, tendo ingressado na instituição em 1995. Atualmente, ocupa o cargo de promotor de Justiça de Defesa do Consumidor e, até recentemente, atuava como chefe de gabinete de Jarbas Soares Júnior. Apesar de sua proximidade com o atual procurador-geral, Paulo de Tarso não contou com seu apoio na candidatura.

Jarbas Soares Júnior havia endossado a candidatura do procurador-geral adjunto Carlos Bittencourt. Por outro lado, Paulo de Tarso contou com apoio político da Família Aro, grupo ligado ao secretário de Estado de Casa Civil, Marcelo Aro. Seu discurso focado em inovação e renovação foi um diferencial na corrida pelo cargo.

 

Foto: Eric Bezerra / MPMG

 

Processo eleitoral e lista tríplice
A escolha de Paulo de Tarso foi antecedida pela formação da lista tríplice, definida em eleição no dia 18 de novembro. Os candidatos eleitos foram:

Carlos André Mariani Bittencourt (660 votos);
Paulo de Tarso Morais Filho (659 votos);
Marcos Tofani Baer Bahia (322 votos).


O promotor Paulo de Tarso ficou em segundo lugar na votação, uma diferença de apenas um voto em relação a Carlos André, que liderou a disputa. Essa é a primeira vez que Zema não nomeia o candidato mais votado na lista tríplice desde o início de seu governo em 2019.

 

Funções e posse do novo procurador-geral
O procurador-geral de Justiça é responsável por supervisionar a administração do MPMG, além de conduzir investigações e ações contra membros do governo, Judiciário e Assembleia Legislativa. Paulo de Tarso será nomeado nos próximos dias, e a data da cerimônia de posse será divulgada em breve.

De acordo com as regras, o procurador-geral deverá ser empossado pelo governador no prazo de cinco dias úteis após a nomeação e assumirá oficialmente o cargo em sessão solene do Colégio de Procuradores.

 

 

Repercussão da escolha
Nas redes sociais, Jarbas Soares Júnior comentou a nomeação, escrevendo no X (antigo Twitter):

“O Governador do Estado acaba de me comunicar a nomeação do Promotor de Justiça Paulo de Tarso Morais Filho para o cargo de Procurador-Geral de Justiça. Desejo ao Paulinho todo o sucesso. Espero que a escolha seja a mais acertada para MG e para a independência do MPMG.”

 

“A decisão representa um marco histórico, já que, pela primeira vez, um promotor de Justiça ocupará o mais alto cargo da instituição”, concluiu o governador Romeu Zema em nota enviada à imprensa. 

Destaques