Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
FAB intercepta avião vindo da Venezuela em área Yanomami; piloto foge após pouso
Monomotor com matrícula adulterada foi seguido por caças A-29 Super Tucano, desobedeceu ordem de pouso e acabou neutralizado por militares em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami
20/11/2025 às 18:39por Redação Plox
20/11/2025 às 18:39
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião monomotor que entrou no espaço aéreo do Brasil vindo da Venezuela na manhã de quarta-feira (19/11). A aeronave, com matrícula adulterada, desobedeceu às ordens dos militares e também um tiro de advertência antes de pousar em uma pista de terra, de onde o piloto fugiu.
Aeronave que partiu da Venezuela entrou no espaço aéreo brasileiro e foi interceptada por caças da FAB
De acordo com a FAB, os radares identificaram a aeronave por volta das 7h, quando ela sobrevoava a Terra Indígena Yanomami. A partir dessa detecção, foi dado início ao protocolo de defesa aérea.
Caças Super Tucano fazem interceptação
Dois caças A-29 Super Tucano foram acionados para realizar a interceptação. Os pilotos militares determinaram que o monomotor alterasse sua rota e pousasse em um ponto indicado pela FAB, em uma medida classificada como de intervenção.
Como o piloto ignorou as ordens, foi disparado um tiro de aviso, ainda segundo a FAB. A aeronave foi então reclassificada como hostil, ficando sujeita ao chamado Tiro de Detenção, conforme previsto nas regras de policiamento do espaço aéreo.
Pouso em pista de terra e fuga do piloto
Após a escalada das medidas de controle, o piloto pousou em uma pista de terra em Surucucu, área localizada dentro da Terra Indígena Yanomami. Uma equipe em helicóptero foi enviada ao local para isolar a região, mas, ao chegar, constatou que o piloto havia fugido.
Avião é neutralizado por militares
Segundo a FAB, militares do Comando Conjunto Catrimani II foram mobilizados em seguida e neutralizaram a aeronave no local. A Força confirmou que o avião utilizava matrícula adulterada, reforçando a suspeita sobre a operação irregular no espaço aéreo brasileiro.
Com 987,6 mil famílias na fila e 18,7 milhões atendidas, programa atinge recorde de espera no governo Lula em meio ao risco de cortes, bloqueio de novos cadastros e atrasos nos pagamentos
Com 987,6 mil famílias na fila e 18,7 milhões atendidas, programa atinge recorde de espera no governo Lula em meio ao risco de cortes, bloqueio de novos cadastros e atrasos nos pagamentos