Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Fila do INSS bate recorde com quase 3 milhões de pedidos pendentes
Com 2,862 milhões de solicitações em análise e processos parados desde junho, INSS admite crise, cria comitê de gestão e aposta em novos peritos e biometria para destravar benefícios
20/11/2025 às 07:02por Redação Plox
20/11/2025 às 07:02
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A fila de espera do INSS atingiu o maior patamar já registrado. São quase 3 milhões de pedidos de aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade aguardando análise.
Fachada da sede do INSS em Brasília
Foto: Divulgação
É uma fila que não aparece nas ruas, mas, se não fosse virtual, reuniria 2,862 milhões de solicitações de cidadãos à espera de resposta do INSS.
Entre eles está a assistente administrativa Danice Matheus de Oliveira. Com um problema de visão, ela pediu aposentadoria por invalidez em 2020. A espera foi tão longa que, agora, já reúne tempo para se aposentar por tempo de contribuição.
É desgastante, viu? Você todo dia está ali olhando, olhando, e está em análise, em análise. Nada é alterado nunca. No meu caso, nunca. Dia 8 de dezembro já está fazendo cinco anos que eu estou nessa lida
Danice Matheus de Oliveira
Explosão de novos pedidos e paralisação no BPC
De janeiro até agora, o número de novos pedidos de benefícios ao INSS cresceu 23%. A média mensal já chega a 1,3 milhão de solicitações.
Metade da fila é composta por pedidos de benefício por incapacidade temporária.
A demanda específica do BPC (Benefício de Prestação Continuada) soma 897 mil pessoas, que aguardam em média 193 dias por uma resposta. Esses processos estão parados desde junho, em função de uma decisão judicial que determinou novas regras para o cálculo do benefício.
INSS admite crise e promete reforço na perícia
O INSS reconhece a gravidade da situação, mas afirma que cerca de dois terços da fila dependem de fatores externos, como a perícia médica federal e a atualização dos sistemas, em razão da biometria e das novas regras de cálculo da renda.
O maior gargalo está na região Nordeste. Para tentar reduzir o atraso, servidores de outras regiões devem passar a auxiliar na análise dos processos virtuais.
O presidente do INSS criou um comitê específico para o gerenciamento das filas e explicou que a principal parte das solicitações está à espera de perícia médica. Segundo ele, a expectativa é que a contratação de 500 novos médicos, por meio de concurso, ajude a destravar esses casos. No BPC, a demora está ligada à mudança nas regras de cálculo da renda, que ainda está sendo incorporada ao sistema.
Biometria obrigatória e novas datas para benefícios sociais
A partir de sexta-feira (21), passa a ser obrigatória a biometria para novos pedidos de aposentadoria.
Já para outros benefícios sociais, o governo decidiu adiar para maio de 2026 a exigência do cadastro biométrico. A mudança vale para solicitações de novos benefícios por incapacidade temporária, pensão por morte, seguro-desemprego, abono salarial, Bolsa Família e salário-maternidade.
Procuradoria aponta uso de empresas de fachada, documentos falsificados e repasses de R$ 12,2 bilhões como parte de esquema para lesar o BRB e encobrir crimes contra o patrimônio público do DF
Procuradoria aponta uso de empresas de fachada, documentos falsificados e repasses de R$ 12,2 bilhões como parte de esquema para lesar o BRB e encobrir crimes contra o patrimônio público do DF