Economia

MG investe R$ 9,5 milhões na recuperação completa de ponte sobre o Rio Jequitinhonha

Obra coordenada pelo DER-MG vai recuperar estrutura histórica na MGC-367, entre Diamantina e Couto Magalhães de Minas, garantindo segurança, logística regional e escoamento da produção

20/11/2025 às 18:34 por Redação Plox

O governo de Minas Gerais prevê investir R$ 9,5 milhões na recuperação completa da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na MGC-367, no km 564,5, entre os municípios de Diamantina e Couto Magalhães de Minas. O prazo inicial para conclusão das obras é de 390 dias.

Ponte da MGC-367 sobre o Rio Jequitinhonha passará por obras de recuperação

Ponte da MGC-367 sobre o Rio Jequitinhonha passará por obras de recuperação

Foto: DER-MG / Divulgação


Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), a ponte, com 186 metros de extensão, passará por uma intervenção ampla para reforçar a segurança de motoristas e pedestres e melhorar o fluxo de transporte de pessoas e mercadorias que utilizam diariamente a rodovia.

Ligação estratégica entre regiões do Estado

O DER-MG informou que a estrutura foi construída em 1956 e é considerada um marco histórico da região, além de ser uma ligação importante entre a capital mineira, o Norte de Minas e o sul da Bahia. Em 2022, a ponte recebeu intervenções emergenciais após a identificação de danos estruturais em um dos pilares.

A estrutura, construída em 1956, é considerada um marco histórico da região e uma importante ligação da capital mineira com o Norte de Minas e o sul da Bahia. A ponte passou por intervenções emergenciais em 2022, após a identificação de danos estruturais em um dos pilares

DER-MG

Recuperação completa e foco na segurança

A autarquia afirma que o novo projeto prevê uma recuperação completa da ponte, com foco em garantir a durabilidade da estrutura e o tráfego seguro na MGC-367, um dos principais corredores de ligação entre o Vale do Jequitinhonha e o centro de Minas Gerais.

De acordo com o DER-MG, a recuperação é considerada essencial para manter a logística regional, facilitando o escoamento da produção local e o acesso da população a serviços públicos e demandas básicas.

Empresa mobilizada para início das obras

O departamento informou ainda que a empresa vencedora da licitação já iniciou a mobilização para o começo das atividades em campo, etapa que inclui a instalação do canteiro de obras, o transporte de equipamentos e a organização das equipes técnicas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a