Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Incêndio atinge pavilhões da COP30 em Belém e área é isolada para vistoria
Fogo começou na Zona Azul, nas proximidades dos pavilhões da China e da Índia, foi controlado sem feridos e não compromete o conjunto do evento, segundo ministro; conferência ainda enfrenta queda na presença de líderes e participantes
20/11/2025 às 15:45por Redação Plox
20/11/2025 às 15:45
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20/11), pavilhões da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), realizada no Parque da Cidade, em Belém, no Pará. As chamas começaram na Zona Azul da conferência, que precisou ser evacuada. Segundo atualização divulgada às 14h30, o fogo foi totalmente controlado.
Incêndio atinge Pavilhão dos Países durante a COP30
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O incêndio se espalhou nas proximidades dos pavilhões da China e da Índia. De acordo com informações do ministro do Turismo, Celso Sabino, que está no local, não há registro de feridos, e a causa do incêndio ainda não foi identificada. Parte da estrutura onde estão instalados pavilhões de países foi destruída pelas chamas.
Ministro descarta, por enquanto, crime e fala em sucesso do evento
Celso Sabino conversou com jornalistas presentes na COP30 e avaliou que, apesar do incidente, o encontro climático segue positivo para o país, ao destacar que o Brasil acumula “muitas vitórias” nesta edição. Ele também rebateu a ideia de que o incêndio comprometeria a conferência ao comentar que não seria um episódio isolado que encerraria o evento.
Incêndio atinge Pavilhão dos Países durante a COP30
O ministro afirmou que considera pequena a probabilidade de incêndio criminoso. Segundo ele, o fogo foi rapidamente contido, e a área ainda depende de liberação oficial para voltar a receber o público. A decisão sobre a retomada das atividades será tomada por representantes da conferência em conjunto com integrantes da ONU.
Decisão sobre retomada da programação ainda será definida
Sabino indicou que a continuidade da programação da COP30 nesta quinta-feira ou a transferência para a sexta dependerá da liberação dos bombeiros e da avaliação das equipes responsáveis pela segurança do evento. A área atingida segue isolada enquanto são feitos os trabalhos de vistoria e monitoramento de possíveis focos remanescentes.
COP30 enfrenta críticas e queda na presença de líderes
A COP30 já vinha sendo alvo de críticas antes do incêndio. Apenas 32 líderes mundiais compareceram à Cúpula do Clima na semana passada, uma queda de 54% em relação aos 70 chefes de Estado e de governo presentes na COP29, realizada em Baku, no Azerbaijão. O evento em Belém enfrenta desafios adicionais, como altos preços de hospedagem e ausências políticas consideradas importantes.
A redução de interesse também aparece no número total de inscritos. A COP30 registrou 56,1 mil participantes, frente a 66,7 mil na abertura da conferência anterior, o que representa queda de cerca de 15%. Na edição em Baku, delegações internacionais já haviam relatado dificuldades relacionadas aos custos de participação, cenário que se repete, em parte, nesta conferência.
Advogado-geral da União, terceiro nome de Lula para o Supremo, terá de passar por sabatina na CCJ e obter ao menos 41 votos em votação secreta no plenário do Senado para ocupar a cadeira deixada por Barroso
Advogado-geral da União, terceiro nome de Lula para o Supremo, terá de passar por sabatina na CCJ e obter ao menos 41 votos em votação secreta no plenário do Senado para ocupar a cadeira deixada por Barroso