Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Lula indica Jorge Messias para vaga de Barroso no STF
Advogado-geral da União será sabatinado pela CCJ do Senado e precisará de ao menos 41 votos em plenário para tomar posse na Suprema Corte
20/11/2025 às 15:32por Redação Plox
20/11/2025 às 15:32
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quinta-feira (20) a indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dialoga com Jorge Messias, em junho de 2024
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Com a escolha anunciada, o próximo passo será a sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A data da sessão será definida pelo presidente do colegiado, senador Otto Alencar (PSD-BA).
Caminho até a aprovação no Senado
Para tomar posse no STF, Jorge Messias precisará ser aprovado por pelo menos 41 senadores no Plenário. Antes disso, será submetido a uma votação na CCJ. Esse exame, no entanto, é considerado basicamente formal, já que, mesmo em caso de derrota na comissão, a indicação segue para análise do conjunto dos parlamentares.
Perfil alinhado às escolhas de Lula
A nomeação mantém o padrão adotado por Lula em seu terceiro mandato, privilegiando aliados próximos e figuras de confiança. Antes de Messias, o presidente já havia indicado ao STF o advogado Cristiano Zanin, que o defendeu em processos da Operação Lava Jato, e o ex-ministro da Justiça Flávio Dino.
A definição do nome de Jorge Messias ocorre cerca de um mês após a saída de Luís Roberto Barroso da Suprema Corte, abrindo a vaga agora preenchida pela nova indicação do Planalto.
Com base na Lei Maria da Penha, decisão determina distância mínima de 250 metros e proíbe qualquer contato do ator com Marcela Tomaszewski, sob pena de prisão preventiva em caso de descumprimento.
Com base na Lei Maria da Penha, decisão determina distância mínima de 250 metros e proíbe qualquer contato do ator com Marcela Tomaszewski, sob pena de prisão preventiva em caso de descumprimento.