Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Extra
Conselho do BRB aprova Nelson de Souza para a presidência após crise com Operação Compliance Zero
Indicado por Ibaneis Rocha para substituir Paulo Henrique Costa, afastado em meio a investigação de fraudes envolvendo Banco Master e BRB, Nelson de Souza ainda depende de aval do Banco Central e da Câmara Legislativa do DF para tomar posse
20/11/2025 às 11:29por Redação Plox
20/11/2025 às 11:29
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O Conselho de Administração do Banco de Brasília (BRB) aprovou o nome de Nelson Antônio de Souza para a presidência da instituição. A decisão foi divulgada na manhã desta quinta-feira (20).
Nelson Antônio de Souza, que já presidiu a Caixa
Foto: Reprodução
Ex-presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Souza foi indicado pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), na quarta-feira (19), após o afastamento de Paulo Henrique Costa do comando do banco.
Segundo o governo do Distrito Federal, o BRB seguirá o rito de governança previsto em estatuto. A eleição de Nelson será enviada para análise do Banco Central do Brasil e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), e a posse só ocorrerá após a conclusão dessas etapas.
O afastamento de Paulo Henrique Costa ocorreu na terça-feira (18), em meio à crise decorrente da Operação Compliance Zero, que investiga um esquema de fraude envolvendo o Banco Master e o BRB.
O BRB é uma empresa de economia mista, de capital aberto, tendo o governo do Distrito Federal como acionista majoritário, com 71,92% de participação. Por isso, o governador do DF atua diretamente nas decisões estratégicas do banco e na indicação de nomes para a presidência.
Perfil de Nelson Antônio de Souza
Nelson Antônio de Souza é executivo do setor financeiro e já ocupou alguns dos cargos mais relevantes do sistema bancário público no país.
Ele é graduado em Consultoria Empresarial pela Universidade de Brasília (UnB) e possui MBA em Administração e Marketing, além de licenciatura em Letras e Psicologia.
Atualmente, Nelson ocupa o cargo de vice-presidente da Elo. Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal desde 1979, presidiu o banco entre 2018 e 2019.
O executivo também comandou o Banco do Nordeste (BNB) em 2014 e esteve à frente de áreas estratégicas relacionadas a crédito, habitação e governança.
Mudanças na cúpula do BRB
Antes de indicar Nelson Souza, o governador Ibaneis Rocha havia escolhido Celso Eloi de Souza Cavalhero para a presidência do banco, na terça-feira (18).
Menos de 24 horas depois, Ibaneis recuou e apresentou o nome de Nelson Antônio de Souza para o comando do BRB. Com a mudança, Celso Eloi passará a ocupar um cargo na diretoria, enquanto Nelson assumirá a presidência.
Histórico e atuação do BRB
O Banco de Brasília S.A. (BRB) foi criado em dezembro de 1964 com o objetivo de atuar como agente financeiro na captação de recursos para o desenvolvimento do Distrito Federal.
Em 1991, a instituição passou a operar com as carteiras comercial, de câmbio, de desenvolvimento e imobiliária.
A empresa é uma sociedade de economia mista, de capital aberto, com o Governo do Distrito Federal detendo 71,92% das ações.
O BRB é uma instituição financeira com forte presença no Distrito Federal e conta também com agências em Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Paraíba.
Procuradoria aponta uso de empresas de fachada, documentos falsificados e repasses de R$ 12,2 bilhões como parte de esquema para lesar o BRB e encobrir crimes contra o patrimônio público do DF
Procuradoria aponta uso de empresas de fachada, documentos falsificados e repasses de R$ 12,2 bilhões como parte de esquema para lesar o BRB e encobrir crimes contra o patrimônio público do DF