Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Acúmulo de lixo jogado nos esgotos de Ipatinga causam mortes de peixes em córrego

Segundo a Copasa, o transbordamento se deu pelo acúmulo de lixo jogado nos esgotos

20/12/2019 às 14:20 por Redação Plox

Na manhã desta quinta-feira (19) na região do bairro Forquilha, um fato causou indignação na população local. Os moradores foram surpreendidos logo cedo com uma grande quantidade de peixes mortos no leito do Córrego Forquilha, e acionaram a prefeitura de Ipatinga, por meio do Departamento de Meio Ambiente. 

Segundo a PMI, fiscais do Departamento de Meio Ambiente foram enviados ao local para averiguar as causas do desastre ambiental, no trecho do Córrego próximo às ruas Canarinho e Antônio Boaventura Batista, no bairro Vila Celeste.

 3ec30970-52e4-4f93-932e-20416157ad88Foto: Divulgação PMI
 

De acordo com os fiscais, após as devidas inspeções in loco, foi constatada que a morte dos peixes ocorreu devido ao transbordamento de esgoto da Copasa no leito do Córrego Forquilha. A Companhia informou ao PLOX que o transbordamento se deu pelo acúmulo de lixo jogado nos esgotos.

Ainda segundo os fiscais, o fato provocou o lançamento de grande quantidade de esgoto no Córrego, conferindo ao mesmo características em desacordo com as normas da legislação vigente, bem como provocando a mortandade de centenas de peixes. 
Diante da constatação dos fiscais, a prefeitura autuou a Copasa pela prática de infrações gravíssimas, previstas no Decreto 3.790/97, que regulamenta a Lei Municipal 1.475/96. A Administração municipal esclarece que pelas infrações a Copasa será ainda multada em valor que pode chegar a R$114 mil, valor máximo previsto em lei. 

IMG-1824Foto: Divulgação PMI
 

A reportagem do PLOX entrou em contato com a Copasa, que informou que realizou a manutenção da rede de esgoto ainda na quinta-feira, sendo normalizada durante a tarde.

Segundo a Companhia, “o transbordamento ocorreu devido ao entupimento na rede coletora, provocado pela grande quantidade de lixo lançado na tubulação, causando a obstrução do fluxo do esgoto”.

Veja a nota na íntegra:

A Copasa informa que a manutenção da rede de esgoto localizada no córrego Forquilha, no bairro Vila Celeste, em Ipatinga, foi realizada na tarde de quinta-feira (19/12), estando a rede operando em condições normais desde a conclusão do serviço.

A Companhia esclarece que o transbordamento ocorreu devido ao entupimento na rede coletora, provocado pela grande quantidade de lixo lançado na tubulação, causando a obstrução do fluxo do esgoto. 

A Copasa conta com o apoio da população para o uso adequado da rede coletora, para evitar que situações como essas venham a ocorrer.
 

Compartilhar a notícia