FMF veta estádio Ipatingão por falta de condições do gramado

A Federação Mineira de Futebol irá assumir os cuidados com o gramado a partir de 3 de janeiro

Por Plox

20/12/2022 14h38 - Atualizado há mais de 1 ano

No fim da tarde dessa segunda-feira (19), a Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou um comunicado informando que cinco estádios, de equipes inscritas no Módulo I do Campeonato Mineiro, estão vetados por falta de condições para a prática do futebol nos gramados. 

Estádio Ipatingão. (Foto: Marcelo Augusto / Plox / Arquivo)

 

Entre os estádios está o Ipatingão, local onde o Ipatinga Futebol Clube irá mandar seus jogos no retorno à primeira divisão. A Plox entrou em contato com a Federação Mineira e foi informada que os prazos para adequação da estrutura dos estádios foram vencidos e, a partir do dia 3 de janeiro, a manutenção dos gramados ficará a cargo da FMF. 

“Tal medida se dá pelo fato de não serem cumpridas as intervenções necessárias determinadas pelas vistorias da Federação. Sendo assim, fica proibido qualquer tipo de jogo e treino nesses estádios durante esse período”, diz parte da nota divulgada pela FMF. O comunicado ainda ressalta que o descumprimento das medidas acarretará no veto definitivo do estádio. “Caso haja qualquer tipo de descumprimento, o campo será definitivamente vetado pela DCO”, finaliza a nota.

Em contato com o presidente do Ipatinga FC, Nicanor Pires, ele disse à reportagem que foi pego de surpresa com a decisão da Federação. No entanto, ele acredita que tudo estará pronto para a estreia da equipe em casa. “Nos foi passado que estava sendo realizado toda manutenção necessária. Mas tenho certeza de que tudo que precisar ser feito para que o gramado esteja em condições de jogo até a estreia, irá ser feito”, disse à Plox.

Nicanor ainda revelou que um jogo-treino estava marcado para o Ipatingão e agora não poderá ser realizado. “Não poderemos realizar jogo-treino que estava previsto para lá, no dia 05/01 e treinamentos até a estreia. Mas confiamos que tudo estará resolvido até o primeiro jogo”, disse o presidente.

A Plox entrou em contato com a Prefeitura de Ipatinga, que é responsável pela administração do Ipatingão, para tomar conhecimento do cronograma de manutenção do estádio. Em resposta, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), disse que a prefeitura ainda não foi notificada da decisão. “Tão logo seja notificada e as orientações apresentadas pela FMF, a empresa responsável por cuidar do gramado do estádio João Lamego Netto (Ipatingão), sob contrato, será acionada e as adequações realizadas de forma a não haver qualquer prejuízo do cumprimento de jogos válidos pelo Campeonato Estadual de 2023”, finaliza a nota.

Outros estádios vetados

O Estádio Ronaldo Junqueira, da Caldense, em Poços de Caldas; o Estádio Castor Cifuentes, do Villa Nova, em Nova Lima; o Estádio José Mammoud Abbas, do Democrata-GV, em Governador Valadares e o Estádio Pedro Alves do Nascimento, do Patrocinense, em Patrocínio.

Confira as notas na íntegra:

FMF: A FMF informa que assumirá, a partir do dia 03/01, a gestão do gramado dos estádios designados por Caldense, Ipatinga, Democrata-GV, Patrocinense e Villa Nova. Tal medida se dá pelo fato de não serem cumpridas as intervenções necessárias determinadas pelas vistorias da Federação. Sendo assim, fica proibido qualquer tipo de jogo e treino nesses estádios durante esse período e, caso haja qualquer tipo de descumprimento, o campo será definitivamente vetado pela DCO.

Nicanor Pires - presidente do Ipatinga FC: Fomos pegos de surpresa com a notícia do veto do gramado do Estádio Ipatingão. Pois nos foi passado que estava sendo realizado toda manutenção necessária. Mas tenho certeza de que tudo que precisar ser feito para que o gramado esteja em condições de jogo até a estreia, irá ser feito. Não poderemos realizar jogo-treino que estava previsto para lá, no dia 05/01 e treinamentos até a estreia. Mas confiamos que tudo estará resolvido até o primeiro jogo.

Nota da Prefeitura de Ipatinga: A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), informa que não foi notificada oficialmente pela Federação Mineira de Futebol (FMF).

Tão logo seja notificada e as orientações apresentadas pela FMF, a empresa responsável por cuidar do gramado do estádio João Lamego Netto (Ipatingão), sob contrato, será acionada e as adequações realizadas de forma a não haver qualquer prejuízo do cumprimento de jogos válidos pelo Campeonato Estadual de 2023.


 

Destaques