Mais dois carros fumacê passam a circular em Ipatinga; confira os bairros

O resultado do quarto e último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2023 apontou um índice de 3,6%

Por Plox

20/12/2023 17h46 - Atualizado há 4 meses

Como prevenção contra o período chuvoso que se aproxima, a Prefeitura de Ipatinga incluiu a circulação de mais dois carros fumacê pelos bairros da cidade para combater as arboviroses, a partir desta quarta-feira (20). Com um total de quatro veículos, a iniciativa multiplica os esforços no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.


Segundo a prefeitura de Ipatinga, desde o início do mês, a operação dos carros fumacê foi acionada com base nos resultados do último Levantamento de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). Nesta quarta-feira (20), as ações se concentraram nos bairros Iguaçu, Imbaúbas, Areal, Bom Retiro e Bela Vista. Nesta quinta (21) as equipes estarão nos bairros Canaã e Bom Jardim. E na sexta-feira (22) será a vez do Canaãzinho, Caravelas, Esperança e Cidade Nobre. Na próxima semana os trabalhos prosseguem em novos bairros. 
 

Horários
A Secretaria de Saúde enfatiza que os carros passam no fim da madrugada, por volta de 5h30, e ao entardecer, cerca de 18h30, períodos em que os mosquitos estão mais ativos. Além do trabalho nas ruas, a colaboração da população é crucial, mantendo cuidados em casa para evitar focos de reprodução do mosquito.
O prefeito Gustavo Nunes destaca a importância desse reforço. "Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, estamos comprometidos em proteger nossa comunidade contra as arboviroses cuja incidência normalmente aumenta na chegada do verão. Esses novos carros fumacê são uma adição importante para combatermos o mosquito transmissor e prevenirmos surtos dessas doenças".

(foto: acervo CCS)

4ª LIRAa: 3,6%
O resultado do quarto e último Levantamento de Índice Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) realizado em 2023 apontou um índice de 3,6%. O recolhimento de dados foi feito entre os dias 6 e 10 novembro. Em relação ao 3º LIRAa deste ano (2,6%), realizado em agosto, houve uma elevação nos números.
Incidência por região
Bom Jardim, Ferroviários, Horto, área industrial, região próxima à Usipa: 7%
Esperança e Ideal: 5,4%
Caravelas e Jardim Panorama: 4,2%
Vila Celeste: 3,6%
Veneza, Cidade Nobre e Iguaçu: 3,2%
Imbaúbas, Bom Retiro, Bela Vista, Das Águas, Cariru, Castelo, Vila Ipanema, Centro, Novo Cruzeiro e Parque Ipanema: 3,0%
Granjas Vagalume e Bethânia: 2,5%
Limoeiro, Chácaras Madalena, Córrego Novo, Chácaras Oliveira, Barra Alegre, Canaãzinho e Vila Militar: 2,4%
Tiradentes e Canaã:2,2%

Destaques