Mineirão revitaliza gramado para 2025 e foca na preparação para jogos do Cruzeiro
Estádio realiza tratamento intensivo do gramado, que inclui cortes especializados, aeração e aplicação de nutrientes. Revitalização será concluída antes do Campeonato Mineiro.
Por Plox
20/12/2024 11h59 - Atualizado há 8 meses
O Mineirão deu início, nesta semana, ao processo de revitalização de seu gramado visando a temporada de 2025. Com o Cruzeiro como principal parceiro e mandante da maioria dos jogos no estádio, o tratamento especial de pré-temporada busca garantir a qualidade do campo durante todo o ano. A previsão é de que o processo, que inclui uma série de etapas técnicas e um período de descanso, seja finalizado até 18 de janeiro, um dia antes do início do Campeonato Mineiro. A primeira partida será entre Cruzeiro e Tombense.

O gerente técnico do Mineirão, Otávio Goes, destacou o desafio que será a gestão do gramado em 2025 devido ao calendário mais extenso. "Mudanças no calendário do futebol brasileiro farão com que a temporada comece mais cedo e termine mais tarde. Isso será um grande desafio para os gestores de gramado, mesmo tendo uma pausa por conta do torneio", afirmou.
Calendário estendido e Mundial de Clubes
A temporada de 2025 será mais longa do que a habitual. O calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) começará em 12 de janeiro e terminará em 21 de dezembro. Um dos principais motivos para a extensão é a inclusão do novo Mundial de Clubes, que será disputado entre junho e julho. Para enfrentar esse cronograma apertado, o Mineirão aposta no aprimoramento do gramado, buscando resistência e durabilidade.
Principais etapas do tratamento
A primeira fase do tratamento consiste na limpeza e remoção de "tchatch", uma matéria orgânica que se acumula ao redor das bases das plantas. Para isso, são realizados cortes verticais e helicoidais agressivos.
Na sequência, ocorre a aeração do solo, permitindo a entrada de ar, água e nutrientes até as raízes da grama. Depois, inicia-se o topdressing, que consiste na aplicação de uma fina camada de areia sobre o gramado, corrigindo imperfeições no nivelamento do campo.
Nutrição e cuidados extras
A etapa final envolve a nutrição do solo. Para isso, são aplicados fertilizantes e herbicidas, que ajudam no controle de pragas. Durante o período de revitalização, também são feitos ajustes nos aspersores de água, traves, redes e em toda a área de competição, garantindo que o estádio esteja em perfeitas condições para o retorno das partidas.
Na virada do ano, serão realizados cortes helicoidais em diferentes alturas, uma técnica que permite a cicatrização rápida e melhora o acabamento do gramado. Entre os cortes, são aplicados produtos específicos para fortalecer a grama em áreas mais sensíveis.
Overseeding programado para o meio do ano
Para o período de baixas temperaturas, o Mineirão já tem programado o uso da técnica chamada overseeding, que consiste no plantio de ryegrass, uma espécie de grama adaptada ao clima mais frio. Isso permite que o campo mantenha sua qualidade mesmo durante o inverno.
Uso do estádio pelo Atlético
Embora o Atlético tenha sua própria casa, a Arena MRV, o clube pode realizar partidas do Campeonato Mineiro no Mineirão. Isso porque o Galo planeja a instalação de grama sintética em seu estádio, um processo que deve durar até o início do Brasileirão Série A.
Com as melhorias no gramado e o tratamento especializado, o Mineirão se prepara para uma temporada intensa e desafiadora, com o Cruzeiro e possivelmente o Atlético dividindo as atenções no estádio.