Prefeito de Belo Horizonte é internado na UTI após sangramento intestinal

Fuad Noman foi hospitalizado quatro dias após alta; prefeito não utiliza suporte à vida, segundo boletim médico

Por Plox

20/12/2024 11h36 - Atualizado há 8 meses

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), foi internado novamente na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital MaterDei após apresentar um sangramento intestinal. A internação ocorreu nesta quinta-feira (19), apenas quatro dias depois de ele ter recebido alta médica. De acordo com o boletim divulgado pela equipe médica na manhã desta sexta-feira (20), o quadro do prefeito é considerado estável e se caracteriza por episódios de diarreia e desidratação.

Foto: Divulgação/Redes Sociais

Exames realizados identificaram que o sangramento é uma consequência do uso de anticoagulante oral, conforme informado pelo hospital. Segundo o boletim assinado pelo médico Enaldo Melo de Lima, coordenador médico da ala oncológica do MaterDei, o prefeito foi estabilizado durante o período noturno, não havendo novos episódios de sangramento desde então.

Monitoramento e ausência de suporte à vida
O comunicado médico também ressaltou que o prefeito não está utilizando "medicamentos ou equipamentos de suporte à vida". Embora esteja sendo monitorado na UTI, a equipe médica aponta que as medidas adotadas foram iniciais e destinadas ao esclarecimento e controle do quadro clínico.

Histórico de internações
Esta é a quarta vez que Fuad Noman é internado desde que venceu as eleições municipais no segundo turno. O prefeito enfrentou um linfoma não-Hodgkin ao longo de 2024, conciliando o tratamento contra a doença com as obrigações de sua campanha eleitoral e as demandas administrativas da prefeitura. Em outubro, ele anunciou que a doença havia entrado em remissão.

A primeira internação ocorreu entre 19 e 20 de novembro, quando ele foi ao Hospital MaterDei para realizar exames de rotina. Poucos dias depois, em 23 de novembro, voltou a ser hospitalizado devido a dores nas pernas, recebendo alta no dia 28 do mesmo mês.

Já em dezembro, o prefeito foi internado mais uma vez, desta vez com pneumonia e sinusite. Ele deu entrada no hospital em 7 de dezembro e permaneceu sob cuidados médicos até o dia 15. Durante esse período, imagens do prefeito trabalhando do hospital e de casa foram publicadas em sua conta oficial nas redes sociais, demonstrando seu esforço para continuar cumprindo suas obrigações políticas.

A nova internação reacende as atenções para o estado de saúde de Fuad Noman, especialmente após a sequência de episódios hospitalares ocorridos em um curto intervalo de tempo. A Prefeitura de Belo Horizonte ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Destaques