Preta Gil se recupera após longa cirurgia para retirada de tumores
Cantora, filha de Gilberto Gil, enfrenta novo capítulo na luta contra o câncer, com procedimentos realizados no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo
Por Plox
20/12/2024 09h47 - Atualizado há 8 meses
Preta Gil, de 50 anos, encontra-se em processo de recuperação após passar por uma cirurgia de grande complexidade para a retirada de tumores. O procedimento, que estava previsto para durar cerca de 18 horas, foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde a cantora tem recebido tratamento desde o início da sua luta contra o câncer, em janeiro de 2023.
A informação sobre o estado de saúde de Preta foi compartilhada por seu filho, Francisco Gil, por meio de uma publicação no Instagram. Ele postou uma foto segurando a mão da mãe e transmitiu uma mensagem positiva: “Tudo em paz aqui! A cirurgia da minha mãe terminou e tá tudo bem com ela. Obrigado por toda energia positiva! Ela é uma guerreira e passou por mais essa. Seguimos fortes! Muito amor! Axé!”.

A luta contra o câncer
Preta Gil anunciou sua primeira vitória contra o câncer em dezembro de 2023. No entanto, em agosto de 2024, ela revelou que a doença havia retornado, o que a levou a retomar o tratamento de quimioterapia. Para buscar alternativas no tratamento, a cantora chegou a viajar para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde consultou médicos especializados no tipo de câncer que enfrenta.
Desde então, Preta tem seguido uma rotina intensa de cuidados médicos no Hospital Sírio-Libanês. A decisão de realizar a cirurgia de longa duração foi uma das estratégias adotadas para o controle da doença.
Cirurgia longa e delicada
A complexidade e o tempo de duração da cirurgia de Preta Gil foram explicados pelo Dr. Flávio Brandão, Oncologista Clínico do Grupo Oncoclínicas. Segundo ele, procedimentos dessa natureza podem ser longos devido ao tipo de intervenção que precisa ser feita.
“O tempo é muito variável, depende do tamanho e do número das lesões que serão retiradas e dos órgãos que precisam ser reconstruídos. Às vezes, é necessário ligar um órgão ao outro. Por exemplo: se for tirar uma parte do intestino, tem que ligar a parte que ficou à outra, e isso demora”, explicou o oncologista.
Ele acrescentou ainda: “Às vezes você tem que mexer em algum vaso sanguíneo, em que ele precisa ser reparado. Então, o tempo vai ser muito variável dependendo da extensão da cirurgia”.
A operação de Preta Gil exemplifica esse tipo de complexidade, mas a mensagem compartilhada por seu filho trouxe alívio e esperança aos fãs e à família.
Tratamento e expectativas
Desde que revelou o retorno da doença, Preta Gil tem se mostrado resiliente e aberta sobre sua luta contra o câncer. O apoio da família, especialmente do filho Francisco e do pai, o cantor Gilberto Gil, tem sido fundamental durante esse processo.
Agora, com o fim da cirurgia e o início da recuperação, a expectativa é de que Preta continue a receber acompanhamento médico de forma intensiva. Sua força e determinação têm inspirado muitos admiradores, que seguem enviando mensagens de apoio e solidariedade pelas redes sociais.