Deputada estadual Rosângela Reis tomará posse de novo mandato no dia 1º de fevereiro

Por Plox

21/01/2019 15h54 - Atualizado há cerca de 5 anos

No próximo dia 1º de fevereiro terá início a 19ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) (2019-2022). Quase 2 mil pessoas devem acompanhar a posse dos 77 deputados eleitos, dentre eles, a deputada estadual Rosângela Reis (Podemos), eleita para o quarto mandato consecutivo e a mais bem votada de toda a região do Rio Doce.

Rosângela Reis afirma que está com boas expectativas para o novo mandato e vê boas possibilidades de conquistas com o novo governo estadual. “Minha linha será de votar nos bons projetos, apoiar os servidores públicos de Minas Gerais, ter o compromisso de viabilizar os recursos para a nossa região”, afirmou.

Crédito da foto: Luiz Santana/ALMG1149296---Luiz-Santana

Entre as prioridades do novo mandato está a luta pela retomada das obras da LMG-760, a implantação do Samu Regional, da construção do novo IML, da continuidade da duplicação da BR-381 e da instalação de uma universidade pública federal em Ipatinga.

Cerimônia de Posse

A solenidade terá início às 13h, com a recepção dos deputados no Salão Nobre da Assembleia, em Belo Horizonte. Em seguida, às 13h30, está prevista a entrada solene dos deputados, por um corredor formado pelos Dragões da Inconfidência, grupamento de honra da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), no Espaço Democrático José Aparecido de Oliveira (Hall das Bandeiras), ao som da banda do Centro de Atividades Musicais desta corporação. Os parlamentares serão recepcionados por representantes dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

A Reunião Preparatória terá início às 14 horas, no Plenário, e será acompanhada por prefeitos, presidentes de câmaras municipais, deputados federais, autoridades do Estado, convidados e familiares dos parlamentares. Logo após, será eleita a Mesa da Assembleia para o primeiro biênio.

Na sequência, dos deputados seguirão então para o Plenário para prestar o juramento e consolidar a posse no mandato. A reunião será presidida pelo deputado mais idoso, no caso, Hely Tarqüínio (PV), 78 anos, que foi eleito para seu sétimo mandato. Antes do ato, será executado o Hino Nacional Brasileiro.

Depois dos juramentos, será declarada a instalação da 19ª Legislatura (2019/2023) e de sua 1ª Sessão Legislativa Ordinária (primeiro ano de trabalho). Nesse momento, é feita a leitura da mensagem do governador Romeu Zema, seguida de uma apresentação musical.

Eleição da mesa

Após a posse, terá início a eleição da Mesa da Assembleia. São designados os escrutinadores e anunciadas as chapas ou candidaturas avulsas registradas. Primeiro, os deputados vão escolher o novo presidente e, depois, os representantes para os demais cargos – três vice-presidentes e três secretários. A posse é feita imediatamente após a apuração, e o novo presidente faz um discurso para encerramento desta primeira reunião da nova legislatura.
 

Destaques