Pior chuva do ano pode atingir Belo Horizonte nesta sexta (24)

Por Plox

21/01/2020 11h35 - Atualizado há mais de 4 anos

Nesta sexta-feira (24), a Região Metropolitana de Belo Horizonte pode ser atingida pela "pior chuva de todo o ano". A expectativa é de que chova um terço do esperado para todo o mês de janeiro em um dia. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

De acordo com o Inmet, é esperado que o volume de água ultrapasse 100 mm na região. Em todo o mês de janeiro, chove cerca de 320 mm.

EOv Gb UYAEZsva Foto: Reprodução/Twitter/Defesa Civil de Belo Horizonte

 

O alerta maior é devido ao atual estado das chuvas na capital. No último fim de semana, era esperado que chovesse no máximo 50 mm, mas as chuvas, em boa parte da região metropolitana, ultrapassaram os 100 mm, em apenas duas horas. 

Com intensas chuvas e com inúmeros pontos de alagamentos e transbordamentos de córregos, inúmeras enchetes foram registradas na capital mineira. A avenida Tereza Cristina, por exemplo, transformou-se em um "rio", sendo alagada até o município de Contagem-MG. 

Devido ao alto número de incidentes, a Defesa Civil de Belo Horizonte adotou estratégias para evitar perdas fatais, como fechar preventivamente algumas vias que tem histórico de inundações.

A chuva não cairá somente na próxima sexta-feira (24). Uma alerta da Defesa Civil avisou que, entre a manhã desta terça-feira (21) e a noite do próximo sábado (26), caia em média 150 mm de chuva.  

Destaques