UBS do bairro Nova Esperança passa a oferecer pediatria em Ipatinga 

Segundo a Prefeitura de Ipatinga, o pediatra escalado atenderá duas vezes por semana

Por Plox

21/01/2020 16h14 - Atualizado há cerca de 4 anos

Nesta terça-feira (21), a Prefeitura de Ipatinga anunciou que a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Nova Esperança passará a contar, a partir do próximo dia 27, com a assistência de um médico pediatra.

Segundo a Administração Municipal, além de atendimento, a ação vai ajudar a descongestionar o atendimento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e do Hospital Municipal.

 

pmiFoto: divulgação/PMI
 

De acordo com o Governo de Ipatinga, o pediatra escalado para atender a UBS do Nova Esperança, atenderá duas vezes por semana e as consultas serão realizadas mediante agendamento, que poderá ser feito na própria unidade. 

O prefeito Nardyello Rocha ressalta que, como se trata de um bairro numa região mais alta da cidade, há as dificuldades normais de deslocamento, sendo que com a melhoria da assistência na UBS as necessidades estarão restritas aos atendimentos de urgência e emergência, que são prestados na UPA e no HMEM (Hospital Municipal Eliane Martins). 

“Desde que assumi a Administração – garante –, a saúde tem sido uma prioridade e um desafio. Nem mesmo a dívida de mais de R$ 80 milhões oriunda do Governo do Estado, somente nesta área, vem se constituindo obstáculo para investirmos e melhorarmos a qualidade de vida da população. Duas novas UBS’s foram inauguradas no ano passado, outras duas já estão sendo construídas e devem ser entregues à comunidade no primeiro semestre desde ano, e uma quinta será encaminhada com a liberação da ordem de serviço nesta quarta-feira (22). A consulta com o pediatra próximo de casa era outra demanda antiga da comunidade e, graças ao esforço dos servidores da Secretaria de Saúde, fizemos uma reorganização do quadro e o atendimento será ampliado para mais unidades. O fortalecimento da rede primária traz um ganho enorme para a UPA e o HMEM, uma vez que casos mais simples serão atendidos na própria unidade”, disse Nardyello Rocha. 

 

Ampliação 
 

Das 21 Unidades Básicas de Saúde da cidade, 16 contarão com pediatras. Para garantir a ampliação da assistência e maior alcance dos serviços deste profissional junto à comunidade, o município realizou um estudo onde foi levado em consideração o número de encaminhamentos de crianças ao Hospital Municipal. 

“Fizemos um levantamento de dados e avaliamos as demandas de pacientes ‘verdes’, considerados casos não graves de acordo com o Protocolo de Manchester, no Hospital Municipal. Assim identificamos quais eram as unidades de saúde que precisavam de fortalecimento no atendimento. É importante que fique claro que não tiramos médicos de nenhuma UBS. Apenas fizemos uma redistribuição, que garantiu a ampliação do atendimento”, explicou a secretária de Saúde, Érica Dias.
 

Destaques