Cemig investe em eficiência energética para hospital de Coronel Fabriciano

O hospital Doutor José Maria Morais recebeu ações da empresa

Por Plox

21/01/2021 10h53 - Atualizado há cerca de 3 anos

Com o objetivo de contribuir com as instituições que cuidam da saúde dos mineiros, principalmente em época de pandemia, a Cemig, por meio do Projeto Cemig nos Hospitais, está investindo na substituição de equipamentos mais eficientes para os hospitais públicos e filantrópicos  de Minas Gerais. Em Coronel Fabriciano, o Hospital Dr. José Maria Morais  recebeu duas autoclaves  e teve  cerca de 900 pontos de  iluminação substituídos por LED. Com essas melhorias, a Cemig está investindo mais de R$400 mil no hospital da cidade.

 

Foto: divulgação/ Cemig

 

As novas autoclaves vão garantir mais segurança no processo de esterilização e contribuir para a redução do consumo de energia, conforme afirma o engenheiro de eficiência energética da Cemig, Fernando Queiroz “A autoclave é um aparelho dotado de recipiente hermeticamente fechado, cujo interior atinge altas temperaturas. Esse equipamento é utilizado para esterilizar artigos por meio de calor úmido sob pressão”, explica.

Com a iniciativa, a Cemig busca  contribuir para que os hospitais reduzam a parcela do orçamento destinada à conta de energia, ainda mais nesse momento em que cada recurso economizado tornou-se fundamental. Assim as instituições conseguem destinar mais investimentos para outras demandas, incluindo aquelas referentes ao combate da pandemia.

Programa de Eficiência Energética e saúde

As ações do Programa de Eficiência Energética em hospitais resultarão, ao longo do biênio 2019 e 2020, na substituição de 97 secadoras, 71 autoclaves e na modernização da iluminação de 73 hospitais. Além disso, o Programa prevê a implantação de focos cirúrgicos – lâmpadas utilizadas em procedimentos de alta complexidade – e de sistemas de geração fotovoltaica. Os recursos destinados ao atendimento dessa demanda devem ultrapassar R$ 40 milhões.

 

Destaques