Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

EUA proíbem eritrosina; Anvisa avalia impacto do corante vermelho usado no Brasil

Corante vermelho nº 3, associado a riscos à saúde, permanece permitido no Brasil para alimentos e medicamentos.

21/01/2025 às 11:05 por Redação Plox

O uso da eritrosina, conhecida como corante vermelho nº 3, foi proibido nos Estados Unidos pela FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos). A decisão, anunciada na última semana, resulta de uma petição de organizações de saúde que apontam pesquisas científicas associando o corante a casos de câncer em ratos. O prazo estabelecido para empresas americanas adaptarem seus produtos é até o início de 2027.

Foto: Freepik

Esse movimento segue a postura de países como Austrália, Japão e membros da União Europeia, que já restringiram a substância em diversos produtos. Nos Estados Unidos, o corante já havia sido banido anteriormente na indústria de cosméticos.

A eritrosina no Brasil
No Brasil, a eritrosina continua sendo amplamente utilizada em alimentos, como bolos e doces, além de medicamentos. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) permite seu uso com base em estudos internacionais realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

Segundo a Anvisa, o comitê internacional que avaliou a substância em 2018 concluiu que a exposição dietética ao corante não representa um risco significativo à saúde. Em medicamentos, a eritrosina é autorizada apenas para uso oral, com base em diretrizes que envolvem especialistas internos e externos ao órgão regulador.

Possibilidade de revisão no Brasil
Embora não existam novas evidências científicas que justifiquem alterações imediatas, a Anvisa afirmou que as autorizações para aditivos alimentares e excipientes em medicamentos podem ser revisadas a qualquer momento. “As evidências conhecidas não levantam preocupação de segurança para consumo humano. Entretanto, a agência analisará as referências científicas apresentadas na petição à FDA para verificar se há justificativa para uma reavaliação”, explicou o órgão em nota.

O que é a eritrosina?
Derivada do petróleo, a eritrosina é um corante sintético utilizado na indústria desde 1907. Seu tom vermelho brilhante a tornou popular em alimentos, especialmente doces e produtos congelados, além de medicamentos e outros produtos. Estudos anteriores associaram o corante a efeitos adversos em camundongos, mas os resultados não foram considerados conclusivos para restringir seu uso no Brasil.

Compartilhar a notícia

Veja também
Covid-19: país tem 21,8 milhões de casos e quase 608 mil mortes
SAúDE

Covid-19: país tem 21,8 milhões de casos e quase 608 mil mortes

Total de pessoas recuperadas da doença chega a 21 milhões

dnite.jpg
SAúDE

DNIT realiza atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde na BR-381

As atividades foram realizadas nos canteiros e nas frentes de obras das construtoras responsáveis pelos lotes 3.1 e 7

covid
SAúDE

Taxa de incidência da covid-19 cai 35% em Minas Gerais

Mais de 58% da população acima de 12 anos completou o esquema de vacinação contra a doença

Ipatinga reforça cultura da doação de órgãos com histórias de superação
SAúDE

Ipatinga reforça cultura da doação de órgãos com histórias de superação

A solidariedade de famílias em momentos de perda ajuda a salvar milhares de vidas no Brasil, como no caso de Paulo Henrique, transplantado aos 16 anos